MAMÍFEROS LEAIS

Quati: o mamífero que faz ninho

Quati, animal onívoro que domina as Américas e vive em bandos com cerca de 30 indivíduos

Camila Issagawa
26/04/2022 às 14:02.
Atualizado em 27/04/2022 às 14:57
Quatis costumam andar em bandos de aproximadamente 30 indivíduos para se protegerem (Mazé Parchen)

Quatis costumam andar em bandos de aproximadamente 30 indivíduos para se protegerem (Mazé Parchen)

A palavra “quati” possui origem na língua tupi-guarani e faz referência ao nariz característico do mesmo. Esses animais são mamíferos pertencentes ao grupo dos carnívoros e são do gênero Nasua. Podem ser encontrados em todo o continente americano, porém, a espécie Nasua nasua está presente apenas na América do Sul.

Sempre em bandos de pouco mais de 30 indivíduos, os quatis são importantes na regeneração das florestas por se alimentarem de frutos e dispersarem sementes por diferentes territórios. 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

 Quatis são animais que vivem no solo e nas árvores, porém, fazem ninhos para alimentar e proteger seus filhotes. Quando suas crias conseguem seguir a mãe eles voltam para o bando e assim vivem em comunidade.

O que o quati gosta de comer? 

Quatis se alimentam principalmente de invertebrados, como insetos e frutas diversas. Porém, podem se alimentar de pequenos vertebrados como roedores, aves e répteis. Apesar de pertencer ao grupo dos carnívoros, o animal é onívoro e existem inúmeros relatos de casas e lixeiras sendo ocupadas por estes animais quando estão buscando alimentos.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Diversas pesquisas foram encontradas descrevendo o conteúdo estomacal dos quatis e foram encontrados resíduos sólidos como papel e plástico no corpo deles. Segundo pesquisas realizadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul os animais podem passar a se alimentar principalmente de alimentos de origem antrópica, ou seja, resíduos colocados nos locais por seres humanos, o que pode acarretar diversos problemas tanto para os animais quanto para nós.

Onde tem quati no Brasil? 

No Brasil, o quati pode ser encontrado em quase todos os estados, como na Bahia e em Minas Gerais, e em quase todos os biomas, com exceção de alguns locais no Rio Grande do Sul, onde encontra-se ameaçado de extinção. O animal é principalmente encontrado na Mata Atlântica, local com árvores de grande porte e uma grande diversidade de animais e plantas que servem de alimento para o Nasua nasua.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Quais são os tipos de quati?

O gênero dos Nasua possui três espécies, o Nasua nasua encontrado apenas na América do Sul, o Nasua narica que pode ser encontrado em todo o continente americano e o Nasua narica nelsoni que é encontrado apenas no México. Os animais variam em cores e tamanhos. Porém, em sua grande maioria, são encontrados no solo e nas árvores. Sendo mais facilmente encontrados no chão.

O quati só ataca quando se sente ameaçado ou atacado e, por ser um animal silvestre, não deve ser preso, atraído ou tocado de forma alguma (Silene andrade)

Qual a diferença entre o quati e o guaxinim?

Quatis e guaxinins pertencem à mesma família, conhecida como Procyonidae, os animais desta família possuem como características semelhantes o fato de serem onívoros, terem o porte de médio a pequeno e rabo longo. Apesar de muitas pessoas dizerem que este grupo é parente do grupo dos ursos, é possível afirmar que o grupo mais próximo seria o dos mustelídeos, grupo das lontras e doninhas.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Qual é o predador do quati?

Quatis são animais muito importantes para a manutenção das teias e cadeias alimentares. Como dito anteriormente, eles se alimentam de diversos animais e também servem de alimento para diversos carnívoros, principalmente os felinos da Mata Atlântica como a onça pintada e a onça parda. Para se protegerem, os animais vivem em bandos que podem chegar com pouco mais de 30 indivíduos.

Como saber se o quati é macho ou fêmea?

Quando vemos vídeos de bandos de quatis estamos provavelmente vendo muitas fêmeas, os animais vivem em um sistema matriarcal onde alguns machos juvenis podem estar no local porém os machos adultos são encontrados mais solitários e no período noturno. Se encontrados nos bandos estão provavelmente em período reprodutivo. Além disso, características morfológicas como os dentes podem ajudar a identificar diferenças entre machos e fêmeas.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Como quati ataca?

São comuns os relatos de acidentes com quatis quando estes mordem animais domésticos como cães e gatos ou até mesmo seres humanos. As complicações estão relacionadas à presença de bactérias da microbiota oral dos animais. Porém, o animal só ataca quando se sente ameaçado ou atacado. Sendo importante destacar que animais silvestres não devem ser presos, atraídos ou tocados de forma alguma.

O animal precisa ser observado com cuidado para entendermos suas defesas e perigos. A própria preguiça que possui os movimentos mais lentos entre os mamíferos brasileiros e talvez mundiais possui também garras longas que possuem outras funções para além da escalada. A mesma coisa pode-se inferir com a observação sobre os quatis, estes além de dentes afiados, comuns aos mamíferos, também possuem unhas afiadas que ajudam na escalada, alimentação e também na proteção.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Eles variam em cores e tamanhos e são encontrados no solo e nas árvores (Dario Lins)

Como atrair quati?

Os quatis e outros animais onívoros como primatas são facilmente atraídos por depósitos de lixo ao redor de áreas florestais pois conseguem o alimento de maneira fácil porém imprópria. Diversas pesquisas têm mostrado que existem impactos relacionados a atrair os animais para residências que podem acarretar em ataques dos animais, atropelamentos e ou envenenamento dos mesmos. Portanto, não se deve tentar atrair animais silvestres.

O que fazer para espantar quati? 

A melhor medida para espantar quatis seria o descarte adequado dos resíduos sólidos, a limpeza do local e o condicionamento ideal com travas e tampas para que o lixo não fique exposto e atraia também insetos e outros invertebrados para o local. Quatis são animais únicos e importantes e sofrem com a perda de habitats. Protegê-los nos ajuda a proteger a incrível biodiversidade encontrada no Brasil e nas Américas.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

O Portal Costa Norte é um dos veículos de comunicação do Sistema Costa Norte de Comunicação, empresa que atua no litoral paulista há mais de trinta anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade.

Sistema Costa Norte de Comunicação© Copyright 2022Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte de Comunicação.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por