RAIA GIGANTE

Maior raia de água doce do mundo é fisgada por pescador asiático

Peixe de quase 300 kg foi pescado em rio no norte do Camboja e solto novamente na água após registro. Tamanho do animal, que é ameaçado de extinção, surpreendeu até pesquisadores

Da redação
Publicado em 20/06/2022, às 16h54 - Atualizado em 21/06/2022, às 14h16

FacebookTwitterWhatsApp
Multidão observa raia de água doce gigante antes de ela ser devolvida ao rio 2 - Pescador asiático fisga maior raia de água doce do mundo - Chhut Chheana/Maravilhas do Mekong via AP
Multidão observa raia de água doce gigante antes de ela ser devolvida ao rio 2 - Pescador asiático fisga maior raia de água doce do mundo - Chhut Chheana/Maravilhas do Mekong via AP

Uma raia gigante foi fisgada no rio Mekong, no Camboja, país do sudeste asiático. De acordo com cientistas locais e dos Estados Unidos, o animal é o maior peixe de água doce já pescado no mundo. O feito foi divulgado nesta segunda-feira (20) pela Associated Press.

A raia, capturada há uma semana, no último dia 13, pesava 600 libras, quase 300 kg, e media quase quatro metros do focinho ao ferrão, disse um comunicado do Wonders of the Mekong (Maravilhas do Mekong), um projeto de pesquisa conjunto entre o Camboja e os EUA.

O recorde anterior para um peixe de água doce era um peixe-gato gigante, pescado na parte tailandesa do mesmo rio, em 2005, disseram os pesquisadores. O rio Mekong atravessa a China, Mianmar, Laos, Tailândia, Camboja e Vietnã.

A raia foi capturada por um pescador local, na província de Stung Treng, no nordeste do país. Ele avisou uma equipe de cientistas que haviam divulgado o trabalho de conservação do projeto Wonders of  the Mekong nas comunidades ribeirinhas.

Multidão observa raia de água doce gigante antes de ela ser devolvida ao rio 2 - Pescador asiático fisga maior raia de água doce do mundo (Chhut Chheana/Maravilhas do Mekong via AP)

Poucas horas depois, os pesquisadores chegaram ao local e se surpreenderam com o que viram. “Quando você vê um peixe desse tamanho, especialmente em água doce, é difícil de entender. Então acho que toda a nossa equipe ficou chocada”, disse Zeb Hogan, líder do Wonders of the Mekong, durante uma entrevista online da Universidade de Nevada, nos EUA.

Após inserirem um dispositivo de identificação e rastreamento na cauda da raia, os cientistas e pescadores a devolveram ao rio. A expectativa é conhecer melhor o comportamento das raias gigantes do Camboja.

Leia tambémRaia: a rainha dos mares pede socorro

“O fato de que o peixe ainda pode ficar tão grande é um sinal de esperança para o rio Mekong”, disse o cientista Zeb, enfatizando que o rio enfrenta diversos desafios ambientais.

“Muitos desses grandes peixes são migratórios, então eles precisam de grandes áreas para sobreviver. Eles são impactados por coisas como fragmentação de habitat de barragens e, obviamente, pela pesca excessiva. Portanto, cerca de 70% dos peixes gigantes de água doce em todo o mundo estão ameaçados de extinção e todas as espécies do Mekong”, concluiu.

O pescador que capturou o peixe gigante recebeu uma recompensa de US$ 600 - cerca de R$ 3,1 mil, equivalente a três salários mínimos no Camboja. Os moradores da região apelidaram a raia de de “lua cheia” no idioma local, por causa de seu formato arredondado e porque a lua estava no céu quando ela devolvida ao rio, no dia 14.

Com informações da Associated Press | Jerry Harmer

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!