OLHA A CUSPIDA

Lhama é ‘flagrada’ passeando na orla da praia de Bertioga (SP)

Giovanni, uma lhama de cinco meses, chamou atenção de quem passava pela praia da Enseada, no litoral de SP, ao lado de seu tutor, Luiz Abrão

Lenildo Silva
Publicado em 05/07/2024, às 17h02

FacebookTwitterWhatsApp
Giovane mora em um sítio, em Mogi das Cruzes, e conheceu a praia pela primeira vez - Foto: Gustavo Dutra
Giovane mora em um sítio, em Mogi das Cruzes, e conheceu a praia pela primeira vez - Foto: Gustavo Dutra

Uma lhama (Lama glama) juvenil foi 'flagrada' passeando na orla da praia da Enseada, em Bertioga, no litoral de São Paulo. O animal, chamado Giovanni, têm cinco meses e estava acompanhado do tutor na tarde de quarta-feira (4), o passeio, pra lá de inusitado, chamou a atenção de turistas e moradores.

Em um vídeo obtido pela reportagem, é possível ver o mamífero de pelo branquinho caminhando pelo calçadão da orla da praia, preso a uma coleira. Vários curiosos pararam para tirar fotos enquanto Giovanni comia grama e conhecia a praia pela primeira vez.

Luiz Abrão, empresário de 47 anos, contou à reportagem que Giovanni nasceu em seu sítio em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. "Estou construindo o sítio há 4 anos para visitação de crianças, famílias, escolas e instituições", explicou Abrão.

No sítio, Abrão cria diversas lhamas, além de outros animais exóticos como búfalo albino, avestruz, mini porco, mini cabrito, ovelha, carneiro, coelhos, mini boi, mini vaca e cisne, entre outras aves aquáticas e animais de fazenda. Giovanni, a lhama que foi à praia, nasceu no sítio e é criada desde pequena para ser domesticada.

nasceu no sítio e está sendo criada desde pequena para ser domesticada
Lhama nasceu no sítio do empresário e é criada desde pequena para ser domesticada - Foto: Luiz Abrão

O empresário mora em Bertioga e decidiu levar Giovanni para a casa e, eventualmente, para passeios na praia. "Sabia que as pessoas ficariam curiosas e alegres, especialmente as crianças, mas não esperava tanta repercussão", afirmou o empresário.

Acompanhe o Costa Norte no Google Notícias

Abrão destacou que já conhecia uma amiga que possui uma alpaca e a leva para diversos lugares, o que o inspirou a socializar Giovanni desde cedo. O empresário enfatizou que sua intenção é proporcionar uma experiência diferente para as crianças e o público em geral. "Quero que Giovanni interaja com as pessoas enquanto é pequeno, pois depois de adulto será mais difícil amansá-lo", explicou.

Lhama é animal doméstico

Domesticadas há cerca de 5.000 anos na Cordilheira dos Andes, na América do Sul, as lhamas, embora exóticas, são reconhecidas como animais domésticos, semelhantes a cavalos e ovelhas, pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Abrão ressaltou que para quem está planejando ter uma lhama de estimação, a orientação é adquiri-las de criadores autorizados, com nota fiscal, autorização do Ibama, além de ter um acompanhamento de guia de transporte e atestado de saúde.

Lenildo Silva

Lenildo Silva

Cursa jornalismo na Faculdade Estácio

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!