Animais foram resgatados pelo Departamento de Operações Ambientais de Bertioga; dois foram devolvidos à natureza e um seguiu para reabilitação
Uma jararaca, um lagarto e uma gavião foram resgatados esta semana em Bertioga, pelo Departamento de Operações Ambientais (DOA).
O primeiro resgate aconteceu no bairro Riviera, na segunda-feira (21). Uma cobra jararaca, espécie comumente encontrada na Mata Atlântica e peçonhenta, foi capturada e devolvida ao seu habitat natural.
Na quarta-feira (23), foi a vez de um lagarto ser encontrado próximo a avenida Ayrton Senna, no Centro. O animal estava sadio e também foi solto em seu habitat natural.
Já na quinta-feira (24), um gavião foi encontrado próximo à rodovia Rio-Santos, na altura do bairro Rio da Praia. A ave estava ferida e foi encaminhada para reabilitação no Instituto Gremar.
O DOA, que está preparado para lidar com tais situações, assegura tanto a segurança da população quanto a dos animais resgatados, conduzindo-os a instituições especializadas, como o Gremar, ou de volta à natureza.
A captura de animais silvestres em áreas urbanas é um trabalho de destaque do DOA, que registrou de janeiro até agora mais de 127 resgates.
Os animais capturados que requerem cuidados especiais são encaminhados para o Gremar, um instituto que se dedica à reabilitação dessas espécies. Aqueles que têm condições de retorno imediato à natureza são soltos.
O resgate dos animais pode ser solicitados 24 horas por dia pelos telefones 153 ou 199.