SOLIDARIEDADE

Defesa Civil de SP envia equipes de ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul

Equipes da Defesa Civil de SP vão seguir para os municípios de Muçum e Roca Sales; já são 47 óbitos confirmados e 46 desaparecidos no estado gaúcho

Redação
Publicado em 12/09/2023, às 08h45

FacebookTwitterWhatsApp
Equipes vão auxiliar na gestão da crise causada pelas fortes chuvas que atingiram e ainda atingem o RS - Reprodução/Defesa Civil de SP
Equipes vão auxiliar na gestão da crise causada pelas fortes chuvas que atingiram e ainda atingem o RS - Reprodução/Defesa Civil de SP

A Defesa Civil do estado de São Paulo enviou na segunda-feira (11) duas equipes de ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul. A ação tem como objetivo auxiliar na gestão da crise causada pelas fortes chuvas que atingiram e ainda atingem o estado gaúcho, que deixaram dezenas de mortos e milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas.

As equipes da Defesa Civil paulista vão seguir para os municípios de Muçum e Roca Sales, cidades que registraram o maior número de mortes. A Defesa Civil informou que entre os agentes enviados estão dois oficiais com vasta experiência em gestão de desastres.

O Capitão PM Caíque Amaral atuou diretamente no gabinete da crise de São Sebastião, em fevereiro deste ano. Ele foi um dos oficiais responsáveis por coordenar a ação logística que abrigou mais de mil pessoas em hotéis da cidade. Já o 1º Tenente PM Caio Veneziani integrou a Missão Humanitária Brasileira, que permaneceu por 15 dias na Turquia, logo após o terremoto que deixou mais de 3 mil mortos no país, também ocorrido em fevereiro deste ano. Durante a missão humanitária o 1º Tenente PM Veneziani atuou em conjunto com a Defesa Civil Turca na gestão da crise e distribuição de doações às vítimas.

A Defesa Civil de São Paulo também ofereceu dois caminhões para transportar as doações arrecadadas pelo São Paulo Futebol Clube. A expectativa é que os dois veículos sigam lotados para o Rio Grande do Sul. Ao todo, eles comportam 10 toneladas de carga. As doações serão conduzidas até a cidade de Lajeado, no centro de distribuição montado no município e em seguida entregues às famílias desalojadas e desabrigadas.

Enchente no Rio Grande do Sul
A cheia do rio Taquari atingiu em cheio a cidade de Muçum - Mateus Bruxel / Agencia RBS

A atualização mais recente da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, da manhã desta terça-feira (12), aponta 47 óbitos confirmados, 46 desaparecidos (30 deles apenas em Muçum), 4.794 desabrigados, 20.517 desalojados, 925 feridos, 340.928 pessoas afetadas e 97 municípios afetados.

De acordo com a MetSul Meteorologia, temporais voltaram a atingir o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. A previsão do tempo não é boa para os próximos dias. Há inclusive a previsão da formação de outro ciclone extratropical entre quinta-feira (14) e sexta-feira (15).

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!