"MARAVILHOSOS"

Golfinhos são flagrados no litoral sul de SP; Vídeo

Um dos golfinhos foi registrado por monitor ambiental em Cananéia; bióloga explica que espécie é comum na região e pode viver por mais de 30 anos

Redação
Publicado em 10/11/2023, às 16h38

FacebookTwitterWhatsApp
Golfinhos encantam moradores do litoral sul e internautas - Imagem: Reprodução / Cidade Iguape@Facebook
Golfinhos encantam moradores do litoral sul e internautas - Imagem: Reprodução / Cidade Iguape@Facebook

Aparições recentes de golfinhos em duas cidades do litoral sul de SP chamaram a atenção nas mídias (assista abaixo). Biólogos consultados pela reportagem nesta sexta-feira (10) identificaram as espécies e afirmaram que os golfinhos são relativamente comuns nessa época e região.

“Pela coloração e nadadeira dorsal, acredito que sejam botos-cinza da espécie Sotalia Guianensis”, disse em entrevista a bióloga Renata Cosme. “Mas não dá pra dizer com certeza porque no vídeo eles nadam muito rápido”.

Divulgado nas redes sociais nesta semana, um dos encontros foi registrado pelo monitor ambiental Reiner Bergman, em Cananéia, no litoral sul. “Filmar um golfinho é uma coisa extraordinária, né? O golfinho parece que na hora que você aponta a câmera, ele se esconde,  eu quero muito fazer a imagem deles pulando para fora com o corpo inteiro, então estou sempre filmando”, disse Reiner, que registra vídeos da vida marinha e os divulga em um canal no Youtube.

“É maravilhoso ver eles pertinho de nós”, disse a moradora Adriana Morais que estava no local durante o registro. “É um pouco assustador na hora, né? Dá um certo medo, porque eles ficam muito perto da gente. Mas depois é maravilhoso”.

Um segundo vídeo com golfinhos, divulgado pela página Cidade Iguape, também circula nas mídias sociais desde terça-feira (7). Nas imagens, uma banhista se empolga com os mamíferos marinhos.

“É bem comum a presença de animais dessa espécie em Cananéia, em áreas como estuários e baías, regiões com baixa profundidade e presença de manguezais presentes na Costa Brasileira”, complementa a bióloga Renata Cosme. “Eles podem viver entre 30-35 anos, e são considerados um dos menores golfinhos, podem chegar até pouco mais de 2 metros e pesar até 90 kg”.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!