AMOR INCONDICIONAL

Conheça Caracol, a cachorrinha de cadeira de rodas em busca de um novo lar

Funcionários da saúde da prefeitura de São Vicente se mobilizaram para ajudar a filhote Caracol e, um deles, criou uma cadeira de rodas adaptada

Redação
Publicado em 25/11/2023, às 10h02

FacebookTwitterWhatsApp
Caracol, de seis meses, foi abandonada em uma caixa na Ubasa de São Vicente - Divulgação/Prefeitura de São Vicente
Caracol, de seis meses, foi abandonada em uma caixa na Ubasa de São Vicente - Divulgação/Prefeitura de São Vicente

Caracol é uma cadelinha de apenas seis meses que já passou por muitas dificuldades, entre elas, o abandono e uma má formação congênita causadora de sua paralisia. Agora, com sua cadeirinha de rodas e maior qualidade de vida, ela busca por um lar amoroso para ser feliz.

A filhote vive na Unidade Básica de Saúde Animal (Ubasa) de São Vicente, no Centro, onde foi abandonada. A médica-veterinária Juliana Martins Aguiar relembrou o dia da chegada de Caracol. "Ela estava abandonada dentro de uma caixa, deitada e toda enroladinha. Por isso a batizamos com esse nome. No exame físico, percebemos que ela estava com miíase (larvas)".

Desde cedo, a veterinária explicou que os profissionais perceberam a dificuldade que ela tinha para andar. "Ela foi tratada e encaminhada ao Raio-X. Por meio do exame, foi constatada uma má formação congênita", disse. A partir do diagnóstico, a equipe pediu a ajuda do agente de combate a endemias, Adilson Chagas dos Santos, para que confeccionasse uma cadeira de rodas para ela.

Prontamente, Adilson abraçou a causa, como ele mesmo definiu, e devido ao tamanho da filhote, ele tinha em mente e que a cadeira precisaria ser feita com um material leve. "Em um belo dia,  utilizei algumas peças de barraca de praia e reciclei-as para confeccionar a cadeirinha". Esse material originou o equipamento para a pequena Caracol, que agora tem a autonomia de ir e vir com muito mais facilidade. “Como ela está crescendo, eu já estou com a ideia de fazer uma nova, maior e mais reforçada", ressaltou.

Agora, com a nova cadeira, Caracol está pronta para dar novos passos e encontrar uma família. Para adotá-la, os interessados devem telefonar para a Ubasa Centro, pelo número (13) 3561 1604 ou comparecer à sede, instalada na rua Catalão, 530, na Vila Voturuá, munido de documento com foto e comprovante de residência. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17 horas.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!