RESGATE ANIMAL

Capivara gravemente ferida é resgatada de barco em Guarujá

Moradores da Prainha Branca acionaram o GDA para o resgate da capivara, que chegou a ser levada para o Orquidário de Santos, mas não resistiu

Redação
Publicado em 24/06/2024, às 09h10 - Atualizado às 09h46

FacebookTwitterWhatsApp
Animal estava com um grande ferimento nas costas - Reprodução/Instagram GCM Ambiental
Animal estava com um grande ferimento nas costas - Reprodução/Instagram GCM Ambiental

O Grupamento de Defesa Ambiental de Guarujá (GDA) foi acionado, na quarta-feira (19), para o resgate de uma capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) gravemente ferida, na comunidade da Prainha Branca. O chamado havia sido realizado por integrantes da Associação de Moradores do local.

Com a ajuda de um dos moradores, os agentes do GDA se deslocaram via barco, junto com equipamentos de captura, na tentativa de encontrar e resgatar a capivara. O animal foi encontrado já na praia do Camburi, em um pequeno estuário formado pelo encontro da cachoeira do Camburizinho com o mar. A capivara apresentava um grande ferimento nas costas e encontrava-se dentro da água. De acordo com o GDA, o animal ofereceu bastante dificuldade para ser capturado. A equipe contou com ajuda de moradores da área.

Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo

Após ser contida, a capivara foi colocada no barco e levada até a viatura, que estava na travessia Guarujá-Bertioga, para então ser conduzida imediatamente ao Orquidário de Santos, no qual uma equipe veterinária já a aguardava. No Orquidário, ela foi sedada e tratada, porém o ferimento em suas costas era gravíssimo, e apesar dos esforços das equipes, o jovem animal morreu um dia após a internação. Ainda segundo o GDA, não foi possível constatar a causa do ferimento.

A guarda ambiental pode ser acionada por meio do telefone 153.

Redação

Redação

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!