Animal foi encontrado entre as praias do Sangava e Cheira Limão, em Guarujá, já afastado da costa e aparentemente debilitado
Esther Zancan
Publicado em 11/03/2025, às 09h59
Um bicho-preguiça (Bradypus variegatus) passou por apuros na tarde de quinta-feira (6), em Guarujá, no litoral de São Paulo. O animal foi encontrado à deriva no mar, já afastado da costa, por volta das 15 horas, por agentes do Grupamento de Defesa Ambiental de Guarujá (GDA). A equipe patrulhava a costa da cidade quando foi informada, por duas pessoas em uma moto aquática, que havia um bicho-preguiça no mar, aparentemente perdido. A embarcação do GDA seguiu na direção indicada e, após alguns minutos, o animal foi localizado entre as praias do Sangava e Cheira Limão.
Ver essa foto no Instagram
De acordo com o GDA, o resgate do bicho-preguiça foi efetuado com sucesso, porém, como o animal parecia debilitado, e sem saberem há quanto tempo estava no mar, os agentes conduziram a preguiça, um macho adulto, até o Instituto Gremar, onde ele foi recebido pela equipe veterinária para reabilitação. O Gremar informou que o animal foi avaliado e não apresentava nenhuma alteração clínica, logo, foi solto em um remanescente de Mata Atlântica próximo ao Forte dos Andradas, também em Guarujá.
O GDA pode ser acionado por meio do telefone 153, da Guarda Civil Municipal de Guarujá.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.