Registro foi feito na manhã de sábado (8), no Canto do Forte, dias após mais de uma centena de raias serem encontradas mortas em São Vicente
Esther Zancan
Publicado em 10/03/2025, às 14h26
Uma "família" diferentona foi flagrada ‘passeando’ pelo mar de Praia Grande, no litoral de São Paulo, na manhã ensolarada de sábado (8). Era um grupo de raias, flagrado pelo fotógrafo Jairo Marques, que nadava pelas águas da orla do bairro Canto do Forte. Confira as imagens desse show da natureza, que a prefeitura praiagrandense compartilhou em suas redes sociais:
Ver essa foto no Instagram
Poucos dias após a notícia de mais de 130 raias econtradas mortas na praia do Itararé, em São Vicente, as imagens das raias em Praia Grande chegam como uma resposta da vida marinha, para mostrar que, apesar de tudo, ainda resiste.
As raias mortas em São Vicente eram da espécie ticonha (Rhinoptera brasiliensis), que consta da lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). Ainda no litoral paulista, o Parque Estadual Marinho Laje de Santos, na Baixada Santista, é reconhecido como o melhor ponto de estudo e observação da espécie raia-manta (Mobula birostris), a maior espécie de raia do mundo, em todo o Atlântico Sul. Esses animais podem alcançar oito metros de envergadura e pesar mais de duas toneladas. As raias (ou arraias) são peixes cartilaginosos, presentes em regiões oceânicas tropicais, subtropicais e temperadas de todo o planeta.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.