Evento contará com ações educativas e mutirão de limpeza, para conscientização, nas cidades de Santos, Ilhabela, Guarujá e Praia Grande
O Projeto Verão no Clima desembarca no litoral paulista neste fim de semana, com ações educativas e um mutirão de limpeza, para conscientizar a população sobre a importância de manter as praias limpas. A iniciativa, promovida pelo governo de São Paulo e patrocinada pela Sabesp, começa em Santos no dia 22 de fevereiro, na praça Emissário Submarino (avenida Presidente Wilson, 170, no José Menino), a partir das 8 horas.
O evento contará com diversas atividades gratuitas, como frescobol na areia, apresentações de dança com o grupo FitDance e oficinas de coleta seletiva e de artes e artesanato feito com material reciclável. O destaque do projeto é o grande mutirão de limpeza da praia, a partir das 9h, com a participação de autoridades e da população.
Kits de brindes serão distribuídos para as primeiras 50 pessoas que participarem, como explica a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende: “Queremos realizar um grande ato de coleta de resíduos das areias para conscientizar a população sobre a responsabilidade de cada um na preservação das nossas praias”.
Segundo Natália, o descarte incorreto de lixo nas praias tem gerado muitos danos ao meio ambiente, aos animais marinhos e também à população, pois favorece a presença de parasitas transmissores de doenças. “O plástico, como copos, pratos e talheres descartáveis, por exemplo, é um dos resíduos mais encontrados nas praias, e um dos mais danosos. Ele se decompõe em partículas menores que entram na cadeia alimentar dos animais marinhos e, consequentemente, na nossa também, causando doenças”, ressalta.
Uma demonstração de como é feito o monitoramento da balneabilidade das praias será feita por técnicos da Cetesb, que orientarão sobre a importância de observar as bandeiras indicativas, de própria e imprópria. “No verão, quando as chuvas são mais frequentes, a enxurrada acaba carregando para o mar a poluição difusa, prejudicando a qualidade da água. É muito importante que a população esteja atenta às indicações de balneabilidade”, afirma a secretária da Semil.
A ação ocorre anualmente pela Semil, com o apoio da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e de prefeituras. Durante o evento, a Sabesp apresentará suas ações e investimentos para antecipar, em quatro anos, a universalização do saneamento no litoral paulista. A companhia também disponibilizará bebedouros para o público e um espaço educativo para crianças, com atividades lúdicas sobre a importância do saneamento básico e da proteção da vida marinha.
O projeto Verão no Clima também passará por: Ilhabela, na praia do Sino, no dia 27; Guarujá, na praça Horácio Lafer, no Jardim Tejereba, no dia 4 de março; e Praia Grande, na praia da Guilhermina, no dia 15 de março.