Cavalos e vacas circulam livremente, fato que se tornou comum no bairro; presença de animais de grande porte em praias é proibida por lei
Depois de dias seguidos de chuva e frio, o Sol de outono reapareceu no litoral de São Paulo nesta sexta-feira (13) e não só os humanos decidiram aproveitar. Algumas vacas foram filmadas, na manhã de hoje, enquanto caminhavam pela praia de Boraceia, em Bertioga, ocorrência comum no bairro. Segundo o guarda-vidas Abel Aguilar, os animais aparecem com frequência na orla. "Têm diversos animais de grande porte que aparecem com frequência por aqui, porém não sabemos quem é o dono. Ficam soltos passeando pela praia", afirmou.
Vacas aproveitam solzinho de outono e passeiam em praia do litoral de SP 🌤️🐮 pic.twitter.com/Msd09BSFDQ
— Portal Costa Norte (@costanortenews) June 13, 2025
Apesar da imponência, o comportamento dos animais é considerado pacífico. “As vacas são totalmente dóceis e nunca houve incidentes com banhistas”, explicou. Além das vacas, cavalos também são avistados com frequência na mesma praia.
Em julho de 2024, uma equipe do Grupo Costa Norte registrou pelo menos seis cavalos pela faixa de areia da praia de Boraceia, sem a presença de tutores (veja vídeo acima). O guarda-vidas disse que, diferente dos bovinos, os cavalos que aparecem na praia geralmente são mais ariscos e fogem quando se chega perto.
Procurada pela reportagem, a prefeitura de Bertioga informou que, até o momento, o Departamento de Operações Ambientais (DOA) não foi acionado para ocorrência de animais na praia de Boraceia. Contudo, equipes já estão cientes da situação e, em casos semelhantes, a recomendação é que a população evite se aproximar dos animais e acionar imediatamente a Guarda Civil Municipal por meio do número 153, para que os órgãos competentes possam tomar as providências necessárias com segurança.
A administração municipal ressaltou que o Código de Posturas de Bertioga (Lei Complementar nº 130/2013) proíbe a circulação de animais de grande porte, como bovinos, em praias, ruas e outros espaços públicos, a menos que haja autorização e regulamentação prévia. “Tutores que desrespeitarem essa legislação estão sujeitos a notificações e penalidades administrativas, que podem incluir multas e a apreensão dos animais”, disse em nota.
Em janeiro deste ano, uma vaca surpreendeu clientes e funcionários ao invadir uma mercearia no mesmo bairro, na estrada Futura. O animal 'furtou' frutas e verduras do hortifruti e o vídeo viralizou nas redes sociais.
Em entrevista a reportagem, à época, Yvin Sandes, funcionária que registrou a cena inusitada, disse que as vacas são recorrentes nas ruas e podem se tornar agressivas quando estão com filhotes. "Eu fiquei desesperada porque não é meu comércio, é do meu patrão. Aí eu fiz o vídeo para mostrar para ele por que as frutas tinham sumido". A cena inusitada repercutiu na cidade depois que o patrão de Yvin postou o vídeo nas redes sociais (veja abaixo).
🐮| Vaca invade mercearia e devora alimentos do hortifruti em Bertioga
— Portal Costa Norte (@costanortenews) January 30, 2025
🔗| redes sociais pic.twitter.com/lWg6uxvATM