ESTIAGEM

Rio seca de forma impressionante e assusta moradores, em Ubatuba (SP)

Imagens do trecho do rio Grande, no bairro Horto, viralizaram nas redes sociais; Ubatuba ficou cerca de 21 dias sem chuva, segundo o Cemaden

Rio tem 13km de distância e o trecho, no bairro Horto, secou de forma impressionante - Foto: Reprodução / Washington Anchieta
Rio tem 13km de distância e o trecho, no bairro Horto, secou de forma impressionante - Foto: Reprodução / Washington Anchieta


Moradores de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, estão preocupados com a seca impressionante do rio Grande, que abastece 88% da população local. Fotos de um trecho do rio, localizado no bairro Horto (morro das Moças), viralizaram nas redes sociais na quinta-feira (12), ao mostrar o leito completamente seco. A estiagem que afeta todo o estado de São Paulo foi apontada como a principal causa do fenômeno.

Moradores do bairro Horto, habituados a ver o rio com grande vazão, ficaram surpresos ao encontrar o leito praticamente seco. “Este é o rio que abastece parte da cidade. Quem o conhece sabe o quanto sua vazão era alta. Hoje, está seco”, relatou um morador em uma postagem nas redes sociais.

Outro relato veio de uma internauta que mencionou a nascente do rio, localizada em sua propriedade. “A nascente fica no meu terreno e faço captação da água. Se não chover logo, vou ficar sem água”, disse. Entretanto, outros moradores da região informaram que esse fenômeno acontece todo ano. “Nessa época é normal a diminuição da água nas cachoeiras em Ubatuba”; “Isso é normal, Taquaral [bairro de Ubatuba] é a mesma coisa”, disseram.



A bacia hidrográfica do rio Grande de Ubatuba nasce no pé da Serra do Mar e deságua na praia do Cruzeiro e tem 13km de extensão. O rio faz parte da macrorregião hidrográfica do Atlântico Sul e é de vital importância para o abastecimento de água que abastece 88% dos munícipes, segundo estudo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Chuva em Ubatuba

Segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), Ubatuba ficou sem chuva por cerca de 21 dias consecutivos, conforme a última atualização feita antes do dia 11 de setembro. Apesar de chuvas fracas e intermitentes ocorrem na região, especialistas afirmam que o volume de precipitação ainda está abaixo da média esperada.

O Cemaden informou à reportagem que, embora tenha começado a chover, a previsão é de que as chuvas sejam de curta duração e não alcancem volumes significativos até outubro. Ana Paula Cunha, pesquisadora do centro, explicou que as previsões indicam um prolongamento desse cenário de baixa precipitação, o que pode agravar a situação de rios como o Grande.



A Sabesp, responsável pelo abastecimento de água em Ubatuba, confirmou que o rio Grande apresenta baixa vazão em decorrência da estiagem prolongada. No entanto, a companhia afirmou que o fornecimento de água para o município ainda não foi comprometido. “O rio abastece a estação de tratamento de água (ETA) Carolina, que segue operando normalmente”, disse a companhia.

Ainda assim, a Sabesp alertou para a importância do uso consciente da água e divulgou algumas orientações para a população. Dentre as recomendações, estão a utilização de baldes e vassouras para limpeza externa, manter atenção aos vazamentos e evitar o uso de água corrente para descongelar alimentos.

Em nota, a prefeitura de Ubatuba informou que aguarda posicionamento oficial da Sabesp, responsável pelo abastecimento da cidade. “Estamos em contato com a concessionária e esperando um retorno sobre a situação do Rio Grande”, afirmou a administração municipal. Segundo a prefeitura, voltou a chover na cidade no domingo (15). A chuva deve permanecer na região nos próximos dias.



Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!