Lobo-marinho já havia sido avistado em Praia Grande e São Vicente, mas, em Santos, Instituto Gremar constatou que animal estava com sinais de exaustão
Esther Zancan
Publicado em 06/12/2024, às 11h46
O lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis), que tem sido avistado em praias da Baixada Santista, litoral de São Paulo, nesta semana, teve que ser resgatado nesta quinta-feira (5), após encalhar em uma praia de Santos.
Lobo-marinho encalha em praia do litoral de SP e é encaminhado para reabilitação pic.twitter.com/qR7cM8mhDa
— Portal Costa Norte (@costanortenews) December 6, 2024
Na quarta-feira (4), o animal foi avistado nas praias do Balneário Flórida e Aviação, em Praia Grande. Uma equipe do Instituto Biopesca, responsável pelo monitoramento das praias da cidade, foi acionada e constatou que o lobo-marinho, um macho, estava alerta e ativo e, muito provavelmente, havia parado na praia apenas para descansar.
Na manhã de quinta-feira (5), ele foi avistado na praia do Itararé, em São Vicente. O Instituto Gremar, responsável pelo monitoramento de praias entre São Vicente e Bertioga, foi acionado, porém o animal retornou ao mar. No início da tarde de quinta-feira, o lobo-marinho novamente foi avistado, primeiramente, na praia da Aparecida e, depois, na praia do Embaré, ambas em Santos. Neste segundo avistamento em Santos, o animal estava em situação de encalhe, segundo o Gremar.
Durante o atendimento, foi constatado que o animal aparentemente estava abaixo do peso e com sinais de exaustão. Diante do quadro, a equipe do Gremar o resgatou e encaminhou para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Guarujá, onde será estabilizado e realizará exames que indicarão detalhes de seu quadro clínico e demais características. O telefone para acionar o Instituto Gremar, em caso de animais marinhos encalhados, é o (13) 99711 4120 (WhatsApp).
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.