Instituto Gremar foi acionado e resgatou o animal, que está abaixo do peso e passará por exames clínicos e laboratoriais detalhados
Um leão-marinho-do-sul (Otaria flavescens) encalhou na praia da Enseada, no Canto do Tortuga, em Guarujá, na manhã deste domingo (10). O Instituto Gremar foi acionado para o resgate por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMB-BS).
De acordo com avaliação veterinária do Gremar, ainda no local de encalhe, o animal está magro (140kg) e exausto. Outras avaliações e exames clínicos e laboratoriais mais detalhados devem ser realizados no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, para o qual foi encaminhado. A partir de então, o leão-marinho deve iniciar o processo de reabilitação.
O PMP-BS é desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. O intuito é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, basta entrar em contato pelo telefone 0800 642 3341.