Resgates foram realizados pelo DOA, em diversos bairros da cidade; aves foram encaminhadas ao Instituto Gremar e as serpentes ao seus habitats
O Departamento de Operações Ambientais (DOA) de Bertioga, no litoral de São Paulo, resgatou, na quinta-feira (5), três animais silvestres em diferentes bairros da cidade. Entre os resgatados estavam uma serpente da espécie jararacuçu, uma cobra-d’água e dois filhotes de andorinhas debilitados.
De acordo com a prefeitura, a serpente jararacuçu foi capturada em uma residência na Riviera de São Lourenço. Já a cobra-d’água foi encontrada no Parque dos Tupiniquins, no Centro. Ambas foram avaliadas por especialistas e devolvidas aos seus habitats. O pesquisador Francisco Franco, do Instituto Butantan, informou que a jararacuçu (Bothrops jararacussu) possui peçonha altamente tóxica e é nativa da Mata Atlântica. Já a cobra-d’água, também nativa do mesmo bioma, não é venenosa.
Além das serpentes, dois filhotes de andorinhas debilitados foram localizados na rua José Alexandre de Moura Negrini, no bairro Vista Linda. Os animais foram encaminhados ao Gremar, instituição especializada na reabilitação de fauna silvestre.
Os atendimentos foram solicitados por meio da Central de Comunicações e Monitoramento (Cecom). O DOA reforça que emergências com animais silvestres podem ser comunicadas pelos números 153 e 199, com atendimento 24 horas. Casos envolvendo animais domésticos devem ser direcionados ao Centro de Controle de Zoonoses no (13) 3316 4079.