RESGATE ANIMAL

Filhotes de saruês são resgatados após mãe morrer em ataque de cachorro no litoral de SP

No mesmo dia, uma jararaca foi resgatada após ter sido encontrada com um homem em situação de rua e deixada no Acqua Mundo, em Guarujá


Esther Zancan
Publicado em 09/09/2025, às 10h00

FacebookTwitterWhatsApp

Filhotes de saruês
Filhotes foram levados para o Orquidário de Santos - Prefeitura de Guarujá


O Grupo de Defesa Ambiental de Guarujá (GDA), no litoral de São Paulo, atendeu a um triste  chamado na quinta-feira (4), no Condomínio Acapulco. Sete filhotes de saruês (Didelphis aurita), espécie conhecida também como gambá-de-orelha-preta, foram resgatados após, segundo moradores, a mãe ser morta em um ataque de cachorro

Depois de serem resgatados do condomínio, os saruêzinhos foram levados pela equipe do GDA até o Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas), no Orquidário de Santos, para receberem cuidados veterinários. 



O saruê é um marsupial indispensável para o equilíbrio dos ecossistemas e atua como um verdadeiro guardião da natureza. Com uma dieta diversificada que inclui insetos, aracnídeos, roedores e até cobras (ele é imune ao veneno), esse animal desempenha um papel estratégico no controle de pragas.

Ao manter essas populações sob controle, contribui diretamente para a saúde ambiental, especialmente em áreas urbanas, onde pragas podem representar riscos à saúde pública e causar prejuízos materiais. Sua presença, muitas vezes subestimada, é um sinal de que a natureza está fazendo seu trabalho silenciosamente.

Jararaca

No mesmo dia em que os filhotes de saruês foram resgatados, os agentes do GDA também foram acionados para o resgate de uma jararaca juvenil (Bothrops jararaca). O chamado veio do aquário Acqua Mundo. A serpente havia sido encontrada com um homem em situação de rua e deixada no aquário. 



Jararaca
Jararaca foi solta na Serra do Guararu - Prefeitura de Guarujá

A equipe do GDA realizou a soltura do réptil em área de mata na APA (Área de Proteção Ambiental) Serra do Guararu. De acordo com o Instituto Butantan, a jararaca é uma das serpentes mais comuns do Sudeste do Brasil.



Veja também:Picado por jararaca, homem leva serpente à UPA, em Guarujá

Segundo o Ministério da Saúde, o grupo das jararacas é o maior causador de acidentes com cobras no país, o que representa 69,3% das picadas registradas no Brasil em 2022, e é responsável por mais de 72% dos casos no estado de São Paulo.

Ao encontrar animais silvestres em Guarujá, munícipes e visitantes podem efetuar pedidos de resgate pela Central de Atendimento da GCM, por meio do telefone 153.



Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!