Animal foi socorrido pelo GBMar, depois que banhistas o avistaram no canto direito da praia e acionaram o guarda-vidas
Um filhote de golfinho morreu após ser resgatado, na manhã desta quinta-feira (26), na praia Grande, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. O animal foi socorrido pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), depois que banhistas o avistaram no canto direito da praia, com dificuldades para retornar ao mar, e acionaram o guarda-vidas.
Segundo o GBMar, a equipe localizou o animal por volta das 12h. Ele foi recolhido para o posto e os profissionais foram instruídos pela equipe do Instituto Argonauta para que mantivessem o animal hidratado com água salgada e em local acolchoado para evitar lesões nas nadadeiras e cauda.
Pouco tempo depois, o instituto recolheu o animal para seguir em tratamento e monitoramento por médicos veterinários e biólogos. Apesar dos esforços, o animal não resistiu. De acordo com o Instituto Argonauta, o filhote recém-nascido era um macho com 63 centímetros e 2,6kg. Ainda de acordo com o órgão, a reabilitação de filhotes de toninha apresenta desafios significativos, pois ainda são muito dependentes do leite materno, a principal fonte de nutrição e imunidade nos primeiros meses de vida.
Por meio de nota, o órgão explicou que os filhotes geralmente estão mais vulneráveis a infecções e ao estresse do encalhe, o que reduz as chances de sobrevivência mesmo com atendimento especializado. O Instituto Argonauta informou também que o animal será submetido a necropsia para avaliação e tentativa de identificar as causas do encalhe. O órgão reforçou a importância de acionar rapidamente as autoridades competentes ao encontrar animais marinhos encalhados. No litoral norte de São Paulo, emergências podem ser reportadas pelo telefone: 0800 642 6641.
A toninha é uma das espécies de golfinho mais ameaçadas de extinção no Brasil. É endêmica da costa atlântica da América do Sul e enfrenta diversas ameaças, incluindo captura acidental em redes de pesca, poluição e degradação do habitat.