Programação ocorre na sexta-feira (14), no teatro Guarany, em Santos, com exibição de documentário e artesanato produzido por comunidades pesqueiras
O Instituto Gremar promove, na sexta-feira (14), no teatro Guarany (praça dos Andradas, 100 - Centro), em Santos, o evento Nós da Pesca - Tecendo o Futuro, que celebra o primeiro ano de conexão dos projetos Vamos Desenredar e Rede de Mulheres pela Vida Marinha, no litoral da Baixada Santista, em parceria com a empresa Santos Brasil. A programação, que inclui a entrega de certificados para os participantes das iniciativas, é gratuita e começa às 10 horas.
Em comum, os projetos visam sensibilizar pescadores artesanais e mulheres de comunidades pesqueiras a contribuírem com a prática da pesca sustentável, incentivando-os a efetuar o descarte adequado de materiais de pesca e a reutilização desses itens para a confecção de artesanato. Os projetos se complementam ao fortalecerem a cultura caiçara dos pescadores artesanais na região, estimular a proteção da biodiversidade marinha e incentivar o microempreendedorismo e autonomia financeira feminina.
A iniciativa conta com participantes de comunidades pesqueiras de todas as cidades nas quais os projetos foram executados, proporcionando ao público uma troca de saberes e a discussão sobre novas possibilidades para a conservação marinha integrada à pesca sustentável.
A ocasião marca também o início da comercialização dos produtos confeccionados pelas artesãs capacitadas pelo projeto Rede de Mulheres Pela Vida Marinha, além de simbolizar a primeira etapa da trajetória de muitas mulheres, rumo ao suporte familiar e à independência financeira.
A programação contará com diversas atrações relacionadas aos projetos e ao tema da sustentabilidade, como a exibição inaugural do documentário O Ciclo Fantasma - Você pode até olhar, mas você não vê e a exposição fotográfica Refazendo Nós, ambas produzidas pela equipe do Instituto Gremar, além do espetáculo teatral Sobre As Ondas, com a Trupe do Mar. Confira a programação:
Além disso, durante todo o evento, o público poderá visitar um espaço dedicado à valorização da pesca artesanal, a tenda ambiental do Instituto Gremar (com animais taxidermizados, amostras de materiais recolhidos no mar e conteúdo lúdico sobre o trabalho da instituição) e a exposição fotográfica Refazendo Nós, que registra as atividades realizadas pelos projetos durante o ano.