Segundo Júlio César, do projeto Baleia à Vista, as baleias tropicais podem atingir a velocidade de até 20 nós quando se deslocam no mar
A região da Serraria e Castelhanos, em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, foi mais uma vez palco para as baleias tropicais, também chamadas Baleia-de-bryde (Balaenoptera brydei). Cinco baleias foram avistadas na quarta-feira (20), e entre elas, estava a gigante Diva, que, segundo a prefeitura, visita a região desde 2018.
Ver essa foto no Instagram
De acordo com Júlio César, do projeto Baleia à Vista, esta espécie tem tamanho similar às jubartes, mas são muito mais rápidas, já que podem atingir a velocidade de até 20 nós quando se deslocam. “Elas são discretas, pois raramente saltam, e costumam frequentar nossa região em busca de alimento no final do ano, mas não migram para longe. Ficam por aqui, entre Santa Catarina e o norte do Rio, Espírito Santo, sempre em busca de sardinhas e manjubinhas” afirma Júlio.
Diferentemente das jubartes, que migram para a Antártica, as baleias tropicais ficam próximas à costa do Sudeste para reproduzir e se alimentar. Segundo Júlio, a espécie ainda é pouco pesquisada, por isso, não se sabe muito sobre os seus hábitos; o tamanho de sua população também é desconhecido.