LISTA DIVULGADA

Lula é acusado pela Ucrânia de promover propaganda ‘pró-Rússia’

Na lista divulgada pelo país, com 78 personalidades mundiais, Lula é o único brasileiro citado

Da redação
Publicado em 26/07/2022, às 21h16 - Atualizado às 21h19

FacebookTwitterWhatsApp
Reunião foi realizada de forma online na manhã desta quinta-feira (24) com representantes da área da saúde Lula Lula com a barba e cabelos brancos com os dedos na boca e olhar pensativo - Reprodução/Internet
Reunião foi realizada de forma online na manhã desta quinta-feira (24) com representantes da área da saúde Lula Lula com a barba e cabelos brancos com os dedos na boca e olhar pensativo - Reprodução/Internet

O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, foi incluído em uma lista de pessoas acusadas pela Ucrânia de divulgar informações consideradas propaganda russa.

Os dois países permanecem em guerra e a Ucrânia criou o Centro de Combate à Desinformação da Ucrânia para contestar informações divulgadas pela Rússia.

Conforme documento mostrado em 14 de julho pelo órgão, com cerca de 78 personalidades mundiais, Lula é o único brasileiro na lista.

Leia também: Advogado morto por assaltante no Rio chegou a implorar para não apanhar

Conforme informações do documento ucrâniano, o petista e pré-candidato à Presidência do País teria afirmado que a Rússia deveria liderar ‘a nova ordem mundial’. No entanto, não há registros que atribuam a fala ao petista.

A segunda frase foi retirada de uma entrevista que Lula concedeu à revista norte-americana Time, divulgada em maio deste ano.

"Às vezes fico vendo o presidente da Ucrânia na televisão, como se estivesse festejando, sendo aplaudido em pé por todos os parlamentos, sabe? Esse cara é tão responsável quanto o Putin, porque numa guerra não tem apenas um culpado", afirmou Lula à Time.

Após a entrevista, a Embaixada da Ucrânia no Brasil fez duras críticas ao posicionamento do ex-presidente.

"A Embaixada planeja solicitar formalmente uma audiência do estimado ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva com o Encarregado de Negócios da Ucrânia no Brasil, senhor Anatoliy Tkach para esclarecer a posição da Ucrânia”, ressaltou a embaixada.

A lista

A lista ucraniana conta com jornalistas, políticos, militares e outras personalidades. Entre os citados constam o empresário alemão Kim Dotcom, o jornalista norte-americano Glenn Greenwald e a política francesa Marine Le Pen.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!