MEIO AMBIENTE

Com Lula, Alemanha se junta à Noruega e também anuncia desbloqueio do Fundo Amazônia

Ministro alemão se junta ao chefe da pasta de Meio Ambiente da Noruega, que anunciou ontem intenções de reativar fundo de preservação da floresta

Da redação
Publicado em 01/11/2022, às 12h49 - Atualizado às 13h28

FacebookTwitterWhatsApp
Área desmatada na Amazônia em 2019 Com Lula, Alemanha se junta à Noruega e também anuncia desbloqueio do Fundo Amazônia - Imagem: Reprodução / Carlos Fabal / AFP
Área desmatada na Amazônia em 2019 Com Lula, Alemanha se junta à Noruega e também anuncia desbloqueio do Fundo Amazônia - Imagem: Reprodução / Carlos Fabal / AFP

O representante do Ministério alemão para Cooperação e Desenvolvimento anunciou, nesta terça (1º), que, após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial brasileira, o país europeu pretende retomar o Fundo Amazônia, um programa internacional de apoio financeiro ao Brasil contra o desmatamento.

➥ 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀: https://linktr.ee/costanorteoficial

O ministro alemão se junta ao chefe da pasta de Meio Ambiente da Noruega, que anunciou ontem intenções de reativar o fundo de preservação da floresta.

Os dois países suspenderam aportes financeiros do programa de preservação em 2019, após registros de aumento no desmatamento e de mudanças promovidas no primeiro ano de governo do presidente Jair Bolsonaro. À época, Berlim suspendeu repasses de cerca de 35 milhões de euros ao Brasil.

Após a Noruega anunciar o desbloqueio do fundo, o secretário de Estado do Ministério alemão para Cooperação e Desenvolvimento, Jochen Flasbarth, disse que há disposição de retomar rapidamente a cooperação com o Brasil.

Já o ministro do Meio Ambiente Noruguês, Espen Barth Eide, disse à imprensa europeia que o fundo tem hoje cerca de R$ 2,5 bilhões não utilizados. Ele anunciou que pretende entrar em contato com a equipe de Lula o mais rapidamente possível para preparar a retomada da colaboração.

Sob a gestão de extrema direita de Bolsonaro, o desmatamento na Amazônia cresceu 70%, níveis que Eide definiu como "escandalosos". Ele enfatizou também que a Noruega levou em conta o destaque dado por Lula à proteção da floresta e dos povos indígenas.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Com informações de Deutche Welle e France Presse

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!