MEIO AMBIENTE

Após eleição de Lula, Noruega anuncia desbloqueio do Fundo Amazônia

Ministro do Meio Ambiente Norueguês disse que fundo tem cerca de R$ 2,5 bilhões não utilizados. Programa foi suspenso no primeiro ano do governo Bolsonaro

Da redação
Publicado em 31/10/2022, às 13h54 - Atualizado às 16h07

FacebookTwitterWhatsApp
© Arquivo/Agência Brasil - © Arquivo/Agência Brasil
© Arquivo/Agência Brasil - © Arquivo/Agência Brasil

Após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial brasileira, a Noruega anunciou, nesta segunda (31), que pretende retomar o Fundo Amazônia, um programa de apoio financeiro ao Brasil contra o desmatamento. O programa foi suspenso pelo país escandinavo em 2019, após registros de aumento no desmatamento e de mudanças promovidas no primeiro ano de governo do presidente Jair Bolsonaro.

O anúncio foi feito pelo ministro do Meio Ambiente Noruguês, Espen Barth Eide, em entrevistas à imprensa europeia. “Em relação a Lula, nós observamos que durante a campanha ele enfatizou a preservação da floresta amazônica e a proteção dos povos indígenas da Amazônia", disse Eide à France Presse.

➥ 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀: Portal Costa Norte | Linktree

Sob a gestão de extrema direita de Bolsonaro, o desmatamento na Amazônia cresceu 70%, níveis que Eide definiu como "escandalosos". Ele enfatizou também que a Noruega levou em conta o destaque dado por Lula à proteção da floresta e dos povos indígenas.

O ministro norueguês disse que o fundo tem hoje cerca de R$ 2,5 bilhões não utilizados. Ele anunciou que pretende entrar em contato com a equipe de Lula o mais rapidamente possível para preparar a retomada da colaboração.

Com informações da France Presse

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!