PEDIDO DE SOCORRO

Brasileiros pedem socorro à embaixada brasileira para saírem da Ucrânia

Jogadores de futebol que atuam na Ucrânia estão abrigados junto a família em um hotel em Kiev: "Saímos de casa com apenas uma peça de roupa"

Da redação
Publicado em 24/02/2022, às 13h27 - Atualizado às 15h11

FacebookTwitterWhatsApp
Cerca de 20 pessoas - jogadores de futebol e as esposas e filhos - aparecem no vídeo pedindo socorro à embaixada brasileira Brasileiros pedem socorro à embaixada brasileira para saírem da Ucrânia Jogadores, esposas e filhos - Reprodução
Cerca de 20 pessoas - jogadores de futebol e as esposas e filhos - aparecem no vídeo pedindo socorro à embaixada brasileira Brasileiros pedem socorro à embaixada brasileira para saírem da Ucrânia Jogadores, esposas e filhos - Reprodução

Na madrugada desta quinta-feira (24), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, autorizou uma “operação militar especial” no país vizinho, a Ucrânia. Após a invasão russa, um grupo de atletas brasileiros que vive na Ucrânia gravou um vídeo pedindo ajuda ao governo brasileiro para deixar o país.

Cerca de 20 pessoas - jogadores de futebol e as esposas e filhos - aparecem no vídeo pedindo socorro à embaixada brasileira. Todos eles estão hospedados em um hotel em Kiev. Um dos atletas é o ex-jogador Santos, Aluísio Chaves Ribeiro Moraes Júnior, mais conhecido como Júnior Moraes.

Em declaração, a esposa de um dos jogadores afirma que saíram de casa com apenas uma peça de roupa. "Nos sentimos realmente abandonados, porque não sabemos o que fazer. As notícias não chegam até nós, a não ser as do Brasil”, disse.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➥ https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

De acordo com a embaixada brasileira em Kiev, existem aproximadamente 500 brasileiros na Ucrânia.

Em nota, a embaixada orientou que os brasileiros saem do país por meios próprios. “Brasileiros que possam deslocar-se por meios próprios para outros países ao oeste da Ucrânia que o façam tão logo possível”.

Leia a nota na íntegra:

Prezados brasileiros, após uma série de ataques a alvos militares e estratégicos por todo o país, a situação na maior parte das regiões ucranianas é no momento relativamente estável. Nesse contexto, a embaixada recomenda que brasileiros que possam deslocar-se por meios próprios para outros países ao oeste da Ucrânia que o façam tão logo possível, após informarem-se sobre a situação de segurança local.

Aos brasileiros em Kiev, a recomendação das autoridades ucranianas, no momento, é não sair, tendo em conta grandes engarrafamentos nas saídas da cidade. Os brasileiros que buscarem deixar a cidade nesse momento devem contar com grandes dificuldades. Solicita-se aguardar novas instruções da embaixada.

Os brasileiros nas regiões na margem esquerda do rio Dnipro (leste do país) que não puderem seguir viagem para oeste por meios próprios ou de modo seguro devem deslocar-se para Kiev e contatar a embaixada assim que possível pelo plantão consular +380 50 384 5484. Solicita-se que o número seja utilizado apenas em caso de necessidade extrema. Orientações à comunidade continuarão a ser transmitidas por este canal (Telegram e Facebook).

Aos brasileiros que não puderem deixar o país de modo seguro, a embaixada orienta a procurar um local seguro para o momento, longe de bases militares, instalações responsáveis pelo fornecimento de energia e internet e áreas responsáveis pela produção de energia elétrica.

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!