COMEÇOU A GUERRA

24/02/2022: Rússia invade a Ucrânia

Há relatos de ações russas em diversas cidades da Ucrânia

Da redação
Publicado em 24/02/2022, às 09h18 - Atualizado às 10h15

FacebookTwitterWhatsApp
Explosão na capital ucraniana, Kiev 24/02/2022: Rússia invade a Ucrânia Forte explosão em Kiev, na Ucrânia - Gabinete do Presidente da Ucrânia
Explosão na capital ucraniana, Kiev 24/02/2022: Rússia invade a Ucrânia Forte explosão em Kiev, na Ucrânia - Gabinete do Presidente da Ucrânia

O que o mundo temia nas últimas semanas, aconteceu. Na madrugada desta quinta-feira (24), no horário local, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, autorizou uma “operação militar especial” no país vizinho, a Ucrânia.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApphttps://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

As redes sociais estão repletas de vídeos de explosões e movimentação de tanques de guerra em várias cidades ucranianas. Em seu pronunciamento, Putin havia dito que a operação militar seria na região de Donbass, na região leste da Ucrânia.

Há informações de ataques com mísseis que aconteceram em Kharkiv, na capital Kiev e em outras cidades.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que “Putin atacou, mas ninguém está fugindo. Exército, diplomatas, todos estão trabalhando. A Ucrânia luta. A Ucrânia vai se defender. A Ucrânia vai ganhar.”

Kuleba também disse que a Rússia não está invadindo apenas o leste do país e que o ataque é em grande escala em várias direções.

Até na cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia, sirenes de alerta de bombardeios soaram. Lviv fica próxima da fronteira com a Polônia. A Polônia faz parte da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Quando qualquer um dos membros da Otan sofre um ataque, os outros países da organização entram com recursos para protegê-lo. Lembrando que a Ucrânia não faz parte da Otan.

Por que a Rússia invadiu a Ucrânia?

A Ucrânia é uma ex-república da União Soviética. Logo, há laços culturais entre as duas nações. Mas ultimamente a Ucrânia vinha se aproximando de organizações como a Otan e a própria União Europeia, o que desagradou Putin.

O presidente russo quer que a Ucrânia se desmilitarize, tornando-se assim um estado neutro e que não se junte à Otan.

As relações entre as duas nações já vêm sofrendo forte desgaste desde 2014, quando a Rússia invadiu a Crimeia, uma região autônoma da Ucrânia que a Rússia anexou.

Reações

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que "o mundo fará com que a Rússia preste contas" pelo ataque militar contra a Ucrânia. Biden também advertiu que a ação provocará "catastróficas perdas de vidas".

Emmanuel Macron, presidente da França, condenou a decisão da Rússia e prometeu apoio à Ucrânia. "A Rússia deve encerrar suas operações militares imediatamente. A França está trabalhando com seus parceiros e aliados para encerrar a guerra".

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, conversou por telefone com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e disse que o ocidente "não ficará parado enquanto o presidente Putin trava sua campanha contra o povo ucraniano".

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Nortehttps://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!