TECNOLOGIA

WhatsApp lança recurso de transcrição de áudio para texto: veja como ativar

Novo recurso está disponível somente para alguns idiomas como inglês, português, espanhol e russo; veja se você já pode transcrever os áudios

Redação
Publicado em 22/11/2024, às 14h56 - Atualizado às 15h13

FacebookTwitterWhatsApp
Transcrição é liberada de forma gradual e promete facilitar a vida dos usuários - Divulgação WhatsApp
Transcrição é liberada de forma gradual e promete facilitar a vida dos usuários - Divulgação WhatsApp

O WhatsApp, aplicativo de mensagens do Grupo Meta, lançou na quinta-feira (21),  nova função que converte mensagens de áudio em texto. O recurso está sendo liberado de forma gradual e promete facilitar a vida dos usuários, ao permitir que leiam o conteúdo das mensagens de voz, em vez de ouvi-las.

Como ativar a transcrição de áudio para texto

O novo recurso pode ser útil especialmente quando o usuário se encontra em ambientes com muito ruído, ou quando o áudio é muito longo. Para ativar o recurso de transcrição, acesse as configurações do WhatsApp, clique em 'Conversas' e selecione a opção 'Transcrição de mensagens de voz'.

Uma vez ativado, o recurso permite que o usuário transcreva as mensagens de áudio para texto. A transcrição será gerada localmente no celular, o que garante  proteção das informações por meio da criptografia de ponta a ponta. A novidade oferece mais praticidade no recebimento de mensagens de áudio, quando não é possível ouví-las com clareza.

A função estará disponível para todos os usuários nas próximas semanas. Inicialmente, apenas em alguns idiomas como inglês, português, espanhol e russo. A Meta ainda não divulgou uma data para liberação global.

Privacidade

Além de reforçar a segurança do recurso, o WhatsApp garante que as transcrições não são compartilhadas com terceiros e ficam acessíveis apenas para o destinatário da mensagem. Assim como as mensagens de texto e voz, o recurso respeita as configurações de privacidade do usuário.

Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!