Mais de 6,5 milhões de contribuintes com prioridade recebem R$ 11 bilhões nesta segunda-feira (30); pagamentos contemplam também anos anteriores
A Receita Federal paga, nesta segunda-feira (30), o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2025. Com R$ 11 bilhões em reembolsos, essa etapa é considerada a maior da história em valores e número de contemplados, beneficiando mais de 6,5 milhões de contribuintes.
O lote inclui também restituições residuais de anos anteriores, mas todos os pagamentos são destinados a grupos com prioridade, como idosos, pessoas com deficiência e professores. Não há contribuintes sem prioridade nesta etapa.
Os valores serão creditados na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração. A consulta foi liberada no dia 23 de junho e pode ser feita no site da Receita, no menu Meu Imposto de Renda, e no aplicativo oficial para celular.
Se o pagamento não cair na conta, por exemplo, se a conta foi desativada, o valor ficará disponível no Banco do Brasil por até um ano. Nesses casos, o contribuinte pode reagendar o crédito acessando o Portal BB ou ligando para:
Após esse prazo, será necessário solicitar a restituição pelo Portal e-CAC, acessando Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > Solicitar restituição não resgatada.