Litoral de São Paulo tem locais indicados ao selo para a temporada 2025/2026, que reconhece qualidade da água, gestão ambiental e infraestrutura
Três pontos do litoral paulista voltaram a figurar na pré-lista da certificação Bandeira Azul, premiação internacional que reconhece a boa gestão ambiental em praias e marinas. As candidaturas da praia do Tombo, em Guarujá, e das marinas Voga Marine e Kauai, em Ubatuba, foram aprovadas na etapa nacional da temporada 2025/2026 e seguem para avaliação da entidade internacional na Dinamarca.
Ao todo, 60 praias e marinas brasileiras foram indicadas neste ciclo, segundo o Ministério do Turismo. A iniciativa é coordenada no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), com participação de órgãos como Ministério do Meio Ambiente, Embratur, SPU e Abitur. O anúncio final será feito em outubro, após avaliação da Foundation for Environmental Education (FEE), responsável global pela certificação.
A Bandeira Azul é considerada uma das premiações mais respeitadas na área da sustentabilidade costeira. Para conquistar ou renovar o selo, os locais devem cumprir 38 critérios obrigatórios, como:
No caso de Ubatuba, as marinas Voga Marine e Kauai já receberam o selo em edições anteriores. A Voga é certificada desde 2018 e tem histórico de ações voltadas à educação ambiental e gestão responsável de resíduos. Já o Centro Náutico Kauai foi a primeira marina do litoral norte paulista a conquistar a Bandeira Azul.
Em Guarujá, a praia do Tombo foi selecionada pela 15ª vez consecutiva, mantendo o recorde continental de certificações. O Iate Clube de Santos, também localizado na cidade, foi novamente pré-aprovado na categoria marinas. A prefeitura afirma que os reconhecimentos reforçam o compromisso com práticas sustentáveis e investimentos em infraestrutura.