Com início previsto para o segundo semestre, integração permitirá pedir viagens da Uber pelo iFood e refeições pelo app da Uber
As gigantes da mobilidade e do delivery, Uber e iFood, anunciaram um acordo estratégico que integrará os serviços das duas plataformas em seus próprios aplicativos. A iniciativa, divulgada na semana passada, permitirá que usuários do iFood solicitem corridas da Uber diretamente pelo app de delivery, enquanto quem usa a Uber terá acesso às entregas de comida, mercado, farmácia e conveniência feitas pelo iFood.
A convergência não exigirá novos downloads. A Uber ganhará uma aba exclusiva para pedidos via iFood, e o app do iFood contará com uma nova seção de mobilidade, dedicada à solicitação de corridas da Uber. Segundo o texto assinado pelos CEOs das empresas, a união visa aumentar a frequência de uso dos serviços que beneficiará diretamente motoristas e entregadores parceiros a partir do segundo semestre de 2025.
A aliança marca um novo capítulo após anos de competição no mercado. A Uber já atuou com sua própria plataforma de delivery no Brasil, o Uber Eats, mas encerrou a operação em 2022 após não conseguir acompanhar a liderança do iFood, que domina cerca de 80% do setor de entregas de restaurantes no país.
O anúncio ocorre em meio a uma nova fase da chamada “batalha dos apps”. No início de maio, concorrentes como Rappi e 99Foods prometeram investimentos bilionários no Brasil e zeraram taxas para restaurantes parceiros, numa tentativa de desafiar o domínio do iFood. Ao mesmo tempo, a chinesa Meituan anunciou o lançamento da plataforma Keeta, com aporte de R$ 5,6 bilhões para expansão no país nos próximos cinco anos.