RESGATE NA MATA

Trilheiros desaparecidos na Mata Atlântica são resgatados no litoral de SP

Um dos trilheiros é o repórter da emissora TV Band, Lucas Martins; vítimas foram resgatadas apenas com escoriações leves

Redação
Publicado em 02/12/2024, às 09h22 - Atualizado às 10h37

FacebookTwitterWhatsApp
Grupo havia saído na manhã de sábado (30) da estrada do Pilaca, em Juquitiba, na Grande São Paulo - Secretaria de Segurança Pública de São Paulo
Grupo havia saído na manhã de sábado (30) da estrada do Pilaca, em Juquitiba, na Grande São Paulo - Secretaria de Segurança Pública de São Paulo

Um grupo de trilheiros formado por quatro homens, e que estava desaparecido na Mata Atlântica, foi resgatado pela Polícia Militar, em Itanhaém, no litoral sul de São Paulo, no domingo (1º). O helicóptero Águia da PM participou do resgate. O grupo havia saído na manhã de sábado (30) da estrada do Pilaca, em Juquitiba, na Grande São Paulo, e seguia para uma fazenda  em Itanhaém.

Os trilheiros pretendiam chegar ao destino final antes do pôr do sol. Como ficaram sem sinal de celular e não retornaram as mensagens, familiares das vítimas acionaram a Polícia Militar, que iniciou as buscas em conjunto com o Corpo de Bombeiros, ainda na noite de sábado. A procura continuou durante o domingo e eles foram localizados pelo Águia da PM por volta do meio-dia, próximo ao rio Juquiá.

De acordo com o 1º tenente Rogério Tricca, do 6º Grupamento de Bombeiros (GB), as vítimas foram resgatadas apenas com escoriações leves em decorrência do percurso e já estão com seus familiares. “Eles tiveram que dormir no meio do mato, mas levaram mantimentos suficientes para até dois dias, que era o tempo que poderia durar a caminhada até Itanhaém", disse o policial.

Um dos homens resgatados, de 43 anos, agradeceu o trabalho das equipes: "Todos estão de parabéns. Pelo resgate e pelo consolo e conforto que eles passaram a nossos familiares". A vítima conta que durante a noite fizeram uma fogueira e usaram cobertores de emergência para dormir. 

Um dos trilheiros é o repórter da TV Band, Lucas Martins.  Em nota enviada ao Portal UOL, a Band declarou: "Graças aos esforços de todos os envolvidos, o profissional e outros três amigos foram localizados, resgatados e passam bem. A Band manifesta toda a gratidão aos agentes que atuaram incansavelmente para garantir um desfecho positivo".

Resgate
Um dos resgatados é o repórter da TV Band, Lucas Martins (ao centro) - SSP-SP

Aproximadamente 40 policiais militares se empenharam no resgate, além das duas aeronaves do Comando de Aviação da PM; em solo,  as buscas foram realizadas pelo Canil e Corpo de Bombeiros. Por volta de 11 equipes de bombeiros do Grupamento de Ações em Emergências e Desastres (Gaed), do 6° e 18° GB, se mobilizaram.

Como o local era de difícil acesso, a ação também contou com um drone da Polícia Militar, que forneceu detalhes para as equipes em terra. As informações foram repassadas para a tripulação das aeronaves, uma das quais fez o resgate.

Com informações de Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP)

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!