CIDADE X CIDADE

São Vicente X Praia Grande: afinal, qual o melhor destino?

Conheça um pouco mais sobre o que São Vicente e Praia Grande têm de melhor para oferecer e faça a sua escolha

Esther Zancan
Publicado em 07/06/2022, às 14h56 - Atualizado às 16h18

FacebookTwitterWhatsApp
Biquinha de Anchieta São Vicente X Praia Grande: afinal, qual o melhor destino? Biquinha de Anchieta, em São Vicente - Prefeitura de São Vicente
Biquinha de Anchieta São Vicente X Praia Grande: afinal, qual o melhor destino? Biquinha de Anchieta, em São Vicente - Prefeitura de São Vicente

Praticamente uma "rixa familiar” marca a história de dois municípios da Baixada Santista: São Vicente e Praia Grande. Pudera! Até há pouco mais de 55 anos, ambas formavam um único município apenas. E o fato de as duas cidades serem destinos turísticos praianos também contribui ainda mais para a disputa cidade x cidade.

Mas se você é turista e está na dúvida entre viajar para São Vicente ou Praia Grande, o Portal Costa Norte está aqui para te dar uma mãozinha.

Nesta matéria especial que preparamos, você vai encontrar informações sobre as duas cidades e poderá, assim, decidir qual das duas oferece as atrações que são mais a sua cara. Venha conferir!

São Vicente

Praia do Itararé com a Ilha Porchat ao fundo São Vicente X Praia Grande: afinal, qual o melhor destino? (Reprodução/Viagens e Caminhos)

São Vicente é conhecida no país inteiro pelos livros de História. Não é à toa, afinal, estamos falando da primeira cidade do Brasil.

Fundada em 1532 por Martim Afonso de Souza, São Vicente detém o título de Cellula Mater da Nacionalidade e foi sede da Capitania de São Vicente, na época das Capitanias Hereditárias.

A cidade divide a chamada Ilha de São Vicente com a vizinha Santos, no coração da região metropolitana da Baixada Santista. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município possui uma população estimada em 370.839 habitantes e uma área total de 148.151 km².

Pouco mais de 72 km separam São Vicente da cidade de São Paulo, o que a torna o município do litoral paulista mais próximo da capital. A principal ligação rodoviária entre ambas as cidades é o Sistema Anchieta-Imigrantes.

Entre as principais atrações turísticas de São Vicente estão a icônica Ponte Pênsil, a Biquinha de Anchieta e outros prédios históricos, como a Casa do Barão e a Casa Martim Afonso. Seu centro comercial pujante também costuma atrair turistas e até mesmo moradores de cidades vizinhas. 

Icônica Ponte Pênsil São Vicente X Praia Grande: afinal, qual o melhor destino? Ponte Pênsil de São Vicente (Reprodução/ Cidade e Cultura)

O que fazer em São Vicente?

A orla vicentina pode não ser das maiores, em comparação com outras cidades do litoral paulista, mas com certeza o visual da Baía de São Vicente é daquelas cenas que você se apaixona ao ver pela primeira vez e nunca mais esquece.

As três principais praias da cidade são Itararé, Milionários e Gonzaguinha. Mas nunca se pode deixar de citar um dos maiores símbolos de São Vicente, a famosa Ilha Porchat.

A Ilha Porchat possui um mirante projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e de lá a vista que se tem é de tirar o fôlego. Um passeio que com certeza tem tudo para rechear qualquer Instagram com lembranças esplêndidas.

Dois outros pontos turísticos que são parada obrigatória para quem vai a São Vicente são a Ponte Pênsil e a Biquinha de Anchieta.

A Ponte Pênsil foi a primeira do tipo no Brasil e data de 1914. Além dos contornos que são um verdadeiro cartão-postal vicentino, turistas se encantam com a Casa das Bananadas, que fica bem ao lado de uma das entradas da ponte, e, como não poderia deixar de ser, tem nas bananadas sua grande atração.

Já a Biquinha de Anchieta, localizada entre a Praça 22 de Janeiro e a praia do Gonzaguinha, é uma fonte de água potável que fica onde o padre José de Anchieta catequizava os índios.  

Biquinha de Anchieta São Vicente X Praia Grande: afinal, qual o melhor destino? Biquinha de Anchieta, em São Vicente (Prefeitura de São Vicente)

O centro de São Vicente também merece destaque. Além de lojas de grandes redes, agências bancárias, mercados e opções gastronômicas, o centro é o endereço do shopping da cidade, o Brisamar, que conta com cinema, praça de alimentação e também lojas de grandes redes.

A cidade também conta com diversas opções de hotéis e pousadas.

Praia Grande

Orla de Praia Grande é a maior atração da cidade São Vicente X Praia Grande: afinal, qual o melhor destino? Orla de Praia Grande vista de cima (Jairo Marques/Prefeitura de Praia Grande)

Praia Grande é uma jovem senhora de 55 anos de idade. A cidade era parte de São Vicente até janeiro de 1967, quando conseguiu a sua emancipação político-administrativa. Daí a tal “rixa familiar” que mencionamos lá no começo da matéria.

Em seus primeiros anos como município autônomo, Praia Grande sofreu com o turismo desenfreado e predatório, o que a deixou com a má fama de ser local de “farofeiros”. Contribuía para a má fama também a péssima balneabilidade do mar.

Mas a cidade litorânea começou a virar o jogo em meados da década de 1990. O primeiro passo foi a urbanização de sua orla de mais de 20 km de extensão e a construção da ciclovia. A balneabilidade das praias também melhorou, com a implantação de emissários submarinos e, mais recentemente, com o programa Onda Limpa, da Sabesp.

Tudo isso somado fez com que a cidade vivesse um boom imobiliário, com a construção de prédios residenciais, o que por outro lado também atraiu grandes marcas do comércio. O exemplo mais claro disso é o Litoral Plaza Shopping, localizado bem na entrada do município.

De acordo com o IBGE, a população estimada de Praia Grande é de 336.454 habitantes. Já a sua área total é de 149.652 km².

A principal atração da cidade sem dúvidas é sua extensa orla, com destaque para as praias do Canto do Forte, Boqueirão, Guilhermina, Aviação e Cidade Ocian. Mas nem só de praia vive Praia Grande. Há opções de passeios também para quando não “dá praia” ou mesmo para as noites.

Praia Grande fica a aproximadamente 77 km da capital paulista e o principal acesso rodoviário se dá pelo Sistema Anchieta-Imigrantes.

O que fazer em Praia Grande?

As areias de Praia Grande com certeza são um espaço bastante democrático. Desde famílias com crianças, idosos, até grupos de jovens procuram suas praias nas temporadas de verão, feriados ou mesmo fins de semanas comuns para curtir a extensa faixa de areia e o mar geralmente calmo, mas com a emoção de algumas ondas.

Mas as atrações da orla não se resumem a areia e mar. A ciclovia da orla, com mais de 24 km de extensão, é um convite para andar de “magrela”, ou mesmo de patins, skate ou com as famosas carrocelas, que são alugadas.

Os novos quiosques da orla, os Espaços Kids, com sua arquitetura temática (tem castelinho de areia, cupcakes, casa de conchas e outros formatos lúdicos), ou mesmo um agradável caminhar pelo calçadão são também atividades que turistas e moradores amam fazer em Praia Grande. 

Espaço Kids em formato de castelinho de areia, na orla do bairro Canto do Forte São Vicente X Praia Grande: afinal, qual o melhor destino? Espaço Kids em formato de castelinho de areia, na orla do bairro Canto do Forte, em Praia Grande (Prefeitura de Praia Grande)

Quando chove, ou mesmo para quando já se passou um dia inteiro na praia e a vontade de outro tipo de passeio pintar, o ponto de encontro favorito na cidade é o Litoral Plaza Shopping. 

Com estacionamento, lojas de grandes redes, cinemas, praça de alimentação, e sempre com novidades pipocando, o centro comercial, que fica em uma localização privilegiada, atrai até moradores e turistas de cidades vizinhas ou mesmo do litoral sul paulista.

Há também a opção das famosas feirinhas de artesanato. São três, localizadas em praças dos bairros Guilhermina, Cidade Ocian e Vila Caiçara. Repletas de mimos e quitutes, são passeios ideais para curtir em família.

Já as noites praiagrandenses costumam ter um endereço preferido: a avenida Marechal Mallet, principal via do badalado bairro Canto do Forte. 

Comparada por muitos com o bairro de Vila Madalena, em São Paulo, por ter a mesma vibe noturna, a Marechal Mallet tem diversas opções gastronômicas, para todo tipo de paladar. Desde fast food, passando por churrascaria até barzinhos.

Avenida Marechal Mallet, em Praia Grande São Vicente X Praia Grande: afinal, qual o melhor destino? Avenida Marechal Mallet, em Praia Grande, vista do alto, à noite (Prefeitura de Praia Grande)

Mas a avenida também é uma excelente opção de passeio durante o dia também. Ela conta com uma ciclovia arborizada e diversas opções de comércio, como supermercados e drogarias. Fora isso, tem o visual característico da Fortaleza de Itaipu, localizada no nº 1 da via.

Para se hospedar, o forte em Praia Grande ainda são as casas e apartamentos alugados por temporada. Mas também há algumas opções de hotéis e pousadas.

Fala a verdade, depois de saber um pouco mais sobre cada uma dessas cidades da Baixada Santista, ficou difícil escolher uma só, não é mesmo? Então, fica a dica: aproveite que uma é do ladinho da outra e conheça tudo de bom o que ambas tem a oferecer, que tal?

Leia também: Santos x Ilhabela: qual a melhor cidade para se visitar?

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!