meio ambiente

São Paulo ganhas novas Unidades de Conservação no Dia do Meio Ambiente

Unidades criadas ficam em São José do Rio Preto e Águas da Prata; RPPN também foi criada em Colônia

Da Redação
Publicado em 05/06/2018, às 14h31 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h54

FacebookTwitterWhatsApp
Márcio França planta muda de árvore no Parque Villa-Lobos - Diogo Moreira/Governo do Estado
Márcio França planta muda de árvore no Parque Villa-Lobos - Diogo Moreira/Governo do Estado

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho com o objetivo de conscientizar sociedade e governos sobre o impacto gerado pelo homem na natureza. Para marcar a data, o governador do Estado de São Paulo, Márcio França, anunciou um pacote de ações em cerimônia realizada no Parque Villa-Lobos.

França assinou decreto criando as Unidades de Conservação Floresta Estadual do Noroeste Paulista, em São José do Rio Preto, e o Parque Estadual Águas da Prata, na Estância Hidromineral de Águas da Prata. O secretário Maurício Brusadin também assinou a resolução que cria a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Porto de Ifé, no município de Colônia. 

Outro decreto assinado pelo governador criou o Conselho Estadual de Educação Ambiental e institui a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental, formada pelas pastas de Meio Ambiente e de Educação e responsável pela implementação da Política e do Programa de Educação Ambiental no Estado. 

Márcio França também anunciou a liberação de recursos no montante de R$ 23 milhões para aquisição de 113 viaturas e de equipamentos para a Polícia Militar Ambiental, com valores provenientes de multas pagas na Dívida Ativa. A Polícia Militar Ambiental ainda receberá equipamentos para reaparelhar o 3º Batalhão de Polícia Militar Ambiental sediado no Guarujá. São R$ 10 milhões, do Ministério Público Federal, de indenização por dano ambiental, para aquisição de embarcações de pequeno, médio e grande porte, de veículos de apoio e patrulha, material permanente de informática e drones. O objetivo é fortalecer as ações do Policiamento Ostensivo Ambiental no Litoral paulista, onde se encontram as APAS Marinhas e Parque Estadual Serra do Mar.

Novas Unidades de Conservação

A Floresta Estadual do Noroeste Paulista, com 379,94 ha de área total, é de uso múltiplo e sustentável dos recursos florestais e pesquisa cientifica. Terá visitação pública com desenvolvimento de atividades de educação ambiental, lazer, esporte e cultura além da recuperação ambiental da área, com plantio de espécies nativas.

Já o Parque Estadual Águas da Prata abrange uma área de 50,43 ha. A criação do parque atende às finalidades de preservação dos recursos naturais, de impulso ao turismo, de recreação e de educação ambiental e de fins culturais, considerando que esta área abriga remanescentes em estágio avançado de regeneração do Bioma Mata Atlântica.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!