A grande atração do feriado em Santos será o Festival do Imigrante, no Valongo, de sexta-feira (15) a domingo (17); confira outras opções de lazer
Santos promete bombar neste feriadão da Proclamação da República e a expectativa é que até 325 mil turistas visitem a cidade. A rede hoteleira também está otimista e projeta até 83% de ocupação. Com base em números da Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), a Seção Observatório do Turismo (Seotur), da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), estima que entre 70,5 mil e 108,6 mil carros desçam a serra com destino à cidade, que equivale entre 211,5 mil e 325,8 mil visitantes.
Em pesquisa com 12 hotéis (1,4 mil apartamentos), conforme reservas, a Seotur apurou média de ocupação em torno de 73%, com picos de 83,4% na sexta-feira (15). Arthur Veloso, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sinhores), comentou. “Este é um dos últimos feriados prolongados do ano e estamos entusiasmados com os índices para o período. A alta ocupação reflete o compromisso de toda a cadeia produtiva, além de bares e restaurantes da região, com a excelência na prestação dos serviços. Ficamos felizes com a crescente atratividade da Baixada Santista, que é um dos principais destinos turísticos do nosso estado”.
A grande atração do feriado em Santos será o Festival do Imigrante. Entre sexta-feira e domingo (17); o evento no Valongo terá apresentações de dança e música típicas, praça gastronômica, passeio a pé com informações sobre a imigração na cidade, feiras de economia criativa, atrações infantis, oficinas gratuitas que homenageiam a cultura e a culinária de diversos países, entre outras atrações.
Entre sexta-feira e domingo, na praça do Aquário (praça Luiz La Scala), das 13h às 21h, tem festival de economia criativa e encontro de multicolecionismo, com aproximadamente 80 expositores locais de vários ramos de produção, entre eles vestuário, decoração, design, acessórios, bem-estar, empório, papelaria, jardinagem etc. Os visitantes terão também diversas opções gastronômicas: crepe suíço, acarajé, hambúrguer, espetinhos, opções veganas, sorvetes, chope artesanal, drinques, cafés e outros produtos.
O ambiente contará com apresentação de música ao vivo, discotecagem, oficinas de pintura e produção de brinquedos com materiais recicláveis. Além disso, a exposição de colecionadores mostrará carros antigos, artes visuais, fotografia e artigos do Instituto Gremar (resgate de animais marinhos).
Já no terminal marítimo Giusfredo Santini-Concais, milhares de pessoas embarcam, sábado (16), no navio MSC Seaview para um cruzeiro temático com Zezé di Camargo, Bruno & Marrone; Victor & Leo; César Menotti & Fabiano; Paula Fernandes; Wanessa Camargo e outros artistas. O navio deve deixar o porto no mesmo dia, por volta das 18 horas.
A Ecovias informou que estima a passagem de 235 mil a 362 mil veículos pelo SAI em direção à Baixada Santista, neste feriado da Proclamação da República, entre os dias 14 e 18 de novembro. Para atender à demanda de veículos e garantir uma viagem confortável e segura, a concessionária planejou operações especiais que serão implantadas conforme o volume de tráfego.
De acordo com as previsões, o fluxo em direção à Baixada Santista deve se intensificar a partir da tarde desta quinta-feira (14), com a ativação da operação descida 7x3, em vigor das 11h às 2h da madrugada de sexta-feira (15) e será retomada das 5h às 14h. Nesta configuração, as pistas sul e norte da via Anchieta e a pista sul da rodovia dos Imigrantes estarão liberadas para descida. A subida será feita exclusivamente pela pista norte da Imigrantes.