Com renovação da frota, 25% dos veículos operacionais agora usam padrão Euro 6, que reduz em 75% a emissão de poluentes no ar
A cidade de Santos recebeu, nesta terça-feira (10), 18 ônibus zero quilômetro com tecnologia Euro 6, que emitem 75% menos gases poluentes que o modelo anterior, Euro 5. A frota agora passa a contar com 25% dos veículos operando com o novo padrão ambiental.
Apresentados na praça Mauá, os ônibus atenderão exclusivamente linhas que circulam pela Zona Noroeste, conforme informou o prefeito Rogério Santos. Com isso, a frota operacional de 200 veículos mantém a média de idade de 3,5 anos, considerada uma das mais jovens do país.
Os novos coletivos contam com Wi-Fi, ar-condicionado, plataforma de acessibilidade e sistema de biometria facial. Os passageiros também podem acompanhar a localização dos veículos em tempo real pelo aplicativo Quanto Tempo Falta, que informa a previsão de chegada da linha desejada.
Segundo o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), Antonio Carlos Silva Gonçalves, a modernização faz parte do contrato de concessão do serviço e garante melhorias contínuas na qualidade do transporte público. “A modernização proporciona à população um transporte coletivo cada vez melhor, com mais conforto e qualidade”, afirmou.
A tarifa segue congelada desde fevereiro de 2023 no valor de R$ 5,25. O prefeito garantiu que não haverá aumento até o fim da atual gestão. Desde 2021, a prefeitura subsidia parte do valor da passagem, repassando atualmente cerca de R$ 3,2 milhões mensais à empresa concessionária para manter a operação e assegurar o acesso dos usuários ao sistema.