Lista com mil municípios conta com apenas 29 cidades brasileiras; Santos é a 17ª melhor ranqueada do país e São Paulo, a mais bem posicionada
A cidade de Santos entrou para a lista das melhores cidades do mundo para se viver, de acordo com relatório divulgado pela Global City Index 2024. A lista com mil municípios conta com apenas 29 cidades brasileiras, e Santos é a 17ª melhor ranqueada do país. O índice foi desenvolvido a partir de pesquisa com mais de 15 mil pessoas e engloba 163 países.
No relatório elaborado pela Oxford Economics, considerada a maior empresa de consultoria econômica do mundo, os entrevistados foram convidados a ranquear cidades do planeta a partir de 27 indicadores, entre os quais economia, capital humano, qualidade de vida, meio ambiente e governança.
A cidade de São Paulo é a cidade brasileira mais bem posicionada no ranking, com a 294ª posição. Em seguida, aparecem Brasília (309ª posição); Rio de Janeiro (356ª posição); Campinas (384ª posição) e Florianópolis (395ª posição). Santos aparece na 556ª posição. Também constam da lista: Porto Alegre; Curitiba; Belo Horizonte; Fortaleza; Joinville; Vitória; Goiânia; Campo Grande; Natal; Ribeirão Preto; São Gonçalo; Manaus; Aracaju; Sorocaba; Recife; São José dos Campos; Belém; João Pessoa; Salvador; São Luís; Cuiabá; Teresina e Maceió.
O meio ambiente é o ponto de maior relevo de Santos, com a 285ª posição global. A cidade ganhou destaque internacional e tornou-se referência nacional no combate às mudanças climáticas. No top 5 do ranking geral aparecem as cidades de Nova York (EUA); Londres (Inglaterra); San Jose (EUA); Tóquio (Japão) e Paris (França).
De acordo com a empresa responsável, o ranking pode ser um termômetro para avaliação tanto da população que deseja migrar de residência, como para os envolvidos com as políticas locais, o que permite que organizações e formuladores de políticas tomem decisões estratégicas mais informadas.
Nos últimos anos, rankings e levantamentos mostram que Santos, com seus mais de 429.567 mil habitantes (a mais feminina do país, com 55% de mulheres, e maior proporção de idosos entre municípios com mais de 50 mil habitantes), é uma das melhores para se viver, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,840, o 6º melhor do Brasil e o terceiro no estado de São Paulo, tendo critérios como grau de escolaridade, renda e nível de saúde.
Santos também é apontada como a melhor cidade do Brasil para criar filhos, terceira melhor para envelhecer, no top 10 das mais limpas do país, entre as primeiras em saneamento; 11ª mais competitiva, líder há três anos do eixo de Urbanismo no Ranking Connected Smart Cities, Selo de ouro de Cidade Inteligente; 26ª mais sustentável, e a segunda melhor para viajar com pets.
Segundo o Ranking de Sustentabilidade dos Municípios de 2024, Santos é referência nacional em ESG (Environmental, Social and Governance) e, atualmente, ocupa a terceira posição em ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030, prevista pela ONU. O município obteve ainda a pontuação máxima (100) na dimensão Ambiental, onde é líder desde 2021.
Entre as 10 cidades litorâneas com mais de 100 mil habitantes, Santos é a quarta mais segura do país e líder na região, de acordo com o Anuário 2024 de Cidades Mais Seguras do Brasil, desenvolvido pela empresa MySide e que compila os dados de mortes registradas pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, e IBGE.
Santos também se mantém com classificação máxima no Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e ações para promoção do setor.
A cidade também recebeu selo de ouro na Educação, atribuído pelo Ministério da Educação, como parte da estratégia do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, atestando as diversas ações realizadas na rede municipal, que cumpriram 96% das exigências.