Inscrições seguem até 22 de maio para jovens e adultos interessados em qualificação presencial, nas áreas de administração, logística, informática e empilhadeira
O programa Qualifica SP, do governo do estado de São Paulo, está com 1.165 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos e presenciais em 29 municípios paulistas, inclusive cidades da Baixada Santista e litoral norte. A iniciativa é voltada tanto a jovens em busca do primeiro emprego quanto a adultos interessados em recolocação no mercado de trabalho. As inscrições devem ser feitas até 22 de maio, no site qualificasp.sp.gov.br.
As aulas têm previsão de início em 28 de maio e serão realizadas nas unidades do Sest/Senat, com turmas nos períodos da manhã (8h às 12h), tarde (13h às 17h) e noite (18h às 22h). Os cursos serão ministrados por professores da instituição.
O programa está dividido em duas modalidades. A primeira é o Meu Primeiro Emprego, voltada a jovens de 16 a 24 anos que desejam iniciar no mercado. Nessa categoria, são oferecidos os cursos de auxiliar administrativo (440 vagas) e pacote de informática (105 vagas).
Já a modalidade Novo Emprego atende adultos entre 25 e 59 anos que buscam qualificação em uma nova área. Os cursos disponíveis são: almoxarife (20 vagas); gestão de pessoas (80 vagas); logística (40 vagas) e operador de empilhadeira (480 vagas).
A seleção dos cursos foi baseada em estudos sobre as demandas do mercado de trabalho no estado, com o objetivo de alinhar o conteúdo ofertado às oportunidades de emprego disponíveis.
Podem se inscrever candidatos alfabetizados, residentes em São Paulo e com idade compatível com a modalidade desejada. Em caso de número maior de inscritos do que de vagas, terão prioridade pessoas com deficiência, desempregadas, de baixa renda ou menores de idade.
A convocação dos selecionados será feita por e-mail. Para efetivar a matrícula, os aprovados deverão comparecer à unidade escolhida nos dias 26 ou 27 de maio. O certificado será concedido a quem obtiver ao menos 75% de presença nas aulas.