SOLIDARIEDADE

Projeto Xondaro leva chocolates para crianças da aldeia Rio Silveira

A ação ofereceu mais de 500 caixas de chocolates, doadas por apoiadores da iniciativa. O projeto atua em Bertioga desde 2020

Matheus Alves
Publicado em 16/04/2024, às 09h15 - Atualizado em 17/04/2024, às 09h16

FacebookTwitterWhatsApp
Os doces fizeram a alegria das crianças indígenas - Thomas Henry
Os doces fizeram a alegria das crianças indígenas - Thomas Henry

Na semana em que se comemora o Dia dos Povos Indígenas, dia 19 próximo, crianças da Terra Indígena Ribeirão Silveira, localizada na divisa entre as cidades de Bertioga e São Sebastião, no litoral de São Paulo, fartaram-se com bombons e biscoitos achocolatados, graças ao Projeto Xondaro, que levou as delícias aos pequenos, na manhã da segunda-feira (15), e contemplou mais de 500 pessoas.

Representantes da iniciativa percorreram os principais pontos da aldeia, para distribuir bombons e chocolates diversos, para as centenas de crianças que vivem no local, como explica Rafael Cunha, criador da iniciativa: “Desta vez, conseguimos arrecadar uma quantidade considerável de doações. A intenção desse projeto é trazer um pouco de alegria para essas crianças”.  Além da distribuição de doces, o Projeto Xondaro arrecada roupas de frio e  realiza limpeza de locais naturais.

Veja também:Bertioga entra em contagem regressiva para o Festival Indígena

A ação teve apoio dos núcleos que vivem na Terra Indígena. O vice-cacique Mauro Awa disse: “Para nós, essas iniciativas são sempre bem-vindas, principalmente, quando se trata de crianças, porque o povo indígena tem muita curiosidade. Esta ação faz bem para os pequenos, traz alegria e bem para o espírito da criança. Agradecemos muito este ato de solidariedade. É uma chance destas instituições de conhecerem a gente”. 

Crianças indígena da aldeia Rio Silveira

A aldeia guarani Rio Silveira mantém as portas abertas para visitação. O local oferece um dia imersivo com programações que incluem rituais, danças, produção e experimentação da comida típica, além de trilhas para cachoeira, proporcionando uma experiência refrescante e ensinamentos ancestrais sobre a natureza. Localizada na divisa entre Bertioga e São Sebastião, a reserva indígena é subdividida em cinco núcleos habitacionais, que representam um registro vivo da história do Brasil.

Conheça o Projeto Xondaro

Criado em 2020 com o objetivo de divulgar a cultura indígena, o Projeto Xondaro adquiriu  força ao longo dos anos, além de adeptos. Atualmente, o projeto conta com colaboradores que ajudam a levar adiante o respeito pelos povos originários: “Há quatro anos, eu vim aqui, na Aldeia Rio Silveira, para conversar com eles [indígenas] e conhecer suas dificuldades e necessidades”, comentou Rafael. Para a ação de segunda-feira, o Xondaro contou com a parceria do Projeto Ubuntu, da capital. 

𝗙𝗮𝗰̧𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗼 𝗰𝗮𝗻𝗮𝗹, acesse aqu

Matheus Alves

Matheus Alves

Formado em 2019 pela Universidade Paulista (Unip-Santos). Atua nas áreas de política e cultura geek.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!