Evento prevê reunir 140 indígenas de cinco etnias e promover intercâmbio cultural; festival realiza-se de 19 a 21 de abril, no Parque dos Tupiniquins
A cidade de Bertioga, no litoral de São Paulo, sediará o Festival Internacional Indígena de Bertioga (FIIB), entre os dias 19 e 21 de abril, no Parque dos Tupiniquins. Com o tema Mãe Terra - Vida Saudável e Meio Ambiente, o evento celebra o Dia dos Povos Indígenas e visa valorizar, incentivar e preservar as práticas culturais, espirituais e corporais dos povos originários. Um dos destaques do festival será o show da cantora brasileira Maria Gadú, que acontece no sábado (20), em parceria com o Sesc Bertioga.
O festival reunirá 140 indígenas de cinco etnias: Guarani (Aldeia Indígena Rio Silveira de Bertioga e Guarani de São Vicente); Javaé (Ilha do Bananal, Tocantins); Tapirapé (Confresa, Mato Grosso); Pareci (Tangará da Serra, Mato Grosso) e Bororo (Rondonópolis, Mato Grosso).
Veja também:O que fazer em Bertioga além de pegar uma praia: conheça a caçula do litoral paulista
A programação do FIIB inclui feira de artesanato, apresentações culturais, rodas de conversa, demonstrações de esportes e práticas corporais indígenas, culinária indígena, pinturas corporais, cine indígena com debate, desfile da beleza indígena e apresentações da juventude indígena.
O FIIB busca promover o intercâmbio cultural entre os povos indígenas e não indígenas, além de estimular o respeito à diversidade étnica e cultural dos povos indígenas brasileiros. O evento também quer dar visibilidade às causas sociais, ambientais e culturais desses povos. Entre os convidados do FIIB deste ano estão um poeta indígena do Paraguai e um líder indígena do Panamá.
De acordo com a Secretaria de Turismo e Cultura de Bertioga, o festival também busca resgatar o respeito ao meio ambiente, à coletividade, à espiritualidade, à convivência comunitária e à sustentabilidade, por meio de vivências culturais, espirituais e corporais.
Ver essa foto no Instagram