Em 2023, setor de turismo foi o mais atingido por empresas que não cumpriram as ofertas; confira as dicas divulgadas pelo Procon-SP
O Procon-SP divulgou orientações aos consumidores que planejam adquirir pacotes de viagem para a temporada de férias. O objetivo é evitar problemas como os verificados no ano passado, quando compradores de pacotes de viagens ou de passagens de, ao menos, duas empresas, não usufruiram das viagens.
Os especialistas do órgão paulista de defesa do consumidor orientam os consumidores a pesquisarem sobre as empresas com as quais estão negociando a compra de passagens aéreas ou viagens terrestres, cruzeiros marítimos, passeios e reservas em hotel ou de veículos; tanto aquelas que farão a venda quanto as que serão contratadas.
Patrícia Dias, assessora técnica e especialista em defesa do consumidor do Procon-SP, explicou. “É importante entender se a respectiva empresa está cumprindo com o que foi contratado e se atendem aos consumidores quando há problemas. Dentro do possível, entrar em contato com elas para saber se efetivamente foram feitas as reservas em nome do consumidor, tanto as passagens quanto as hospedagens e outros passeios”,
O Procon-SP também lembra que é importante considerar o planejamento financeiro para a viagem, com o cálculo não apenas do custo do deslocamento e hospedagem, mas também com gastos com refeições, traslados, passeios e outros que podem ser feitos durante o período de férias. O consumidor deve ficar atento, também, aos gastos com cartão de crédito, para que o valor da fatura depois da viagem não se transforme em problema.
Segundo a mais recente pesquisa do Procon-SP sobre empréstimos pessoais – muitas vezes, buscados para o pagamento de despesas de viagens, a taxa média passou de 7,95% ao mês para 7,91% em novembro, queda de apenas 0,04 p.p. Com a elevação da taxa Selic, anunciada na mais recente reunião do Copom do Banco Central, a tendência é que os financiamentos se tornem ainda mais caros, o que não recomenda contrair dívidas.
Outro ponto é que o setor de turismo ficou em primeiro lugar na lista das empresas mais reclamadas de 2023, resultado das crises vividas pelo setor desde a pandemia de covid-19 e que tiveram seu ápice no ano passado.
No site do Procon-SP o consumidor pode obter informações sobre reclamações contra empresas, conhecer sites não recomendáveis ao verificar a origem das ofertas de viagens e, ainda, dicas importantes sobre os direitos previstos pelo Código de Defesa do Consumidor durante as viagens.
Com informações de Procon-SP