Anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (21), na segunda edição do evento Inove, que contou ainda com palestra do economista Ricardo Amorim
Esther Zancan
Publicado em 21/11/2024, às 14h46 - Atualizado às 15h21
Uma grande novidade está prestes a desembarcar em Praia Grande. A cidade receberá, em 2025, uma unidade do Hard Rock Cafe, dentro do complexo do Litoral Plaza Shopping. O anúncio do empreendimento foi feito durante a segunda edição do evento Inove, na manhã desta quinta-feira (21), no Cinesystem do Litoral Plaza.
A unidade praia-grandense do Hard Rock Cafe está prevista para ser inaugurada no primeiro semestre de 2025 e é uma das atrações da nova área do centro de compras, que já está em obras. O evento Inove contou com a participação de Alex Pongor, diretor geral do Hard Rock Cafe no Brasil; Martinho Polillo, superintendente do Litoral Plaza Shopping; Mônica Vianna, representante da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e de Júlio Peralta, diretor-executivo do grupo Peralta, do qual o Litoral Plaza faz parte. Houve ainda uma palestra de Ricardo Amorim, economista considerado um dos mais influentes do Brasil pela revista Forbes e que participou, por 18 anos, do programa Manhattan Connection.
O Hard Rock Cafe de Praia Grande será a sétima unidade da rede no Brasil. Pongor disse que a unidade do litoral paulista contará com toda a estrutura do Hard Rock Cafe, em mais de mil metros quadrados, em dois pisos, e ainda um acervo exclusivo de peças de artistas. Pongor contou ao Portal Costa Norte que a rede está em negociações para trazer para Praia Grande itens de uma famosa banda do litoral de São Paulo.
Com 50 anos de história em todo o mundo, a marca Hard Rock Cafe é reconhecida por seus negócios em diferentes setores, além de forte influência por meio de produtos ligados à cultura da moda, música, lazer e gastronomia.
Além de ser o primeiro da região, o Litoral Plaza será o primeiro shopping horizontal do Brasil a ter uma unidade do Hard Rock Cafe. A unidade também será a mais próxima da capital paulista, com distância aproximada de 75km da região central da cidade até Praia Grande (a outra unidade no estado fica em Ribeirão Preto). Quando for entregue, o estado de São Paulo se igualará a Santa Catarina e ao Rio Grande do Sul, cada qual com duas unidades da marca internacional.
“Estamos muito orgulhosos e satisfeitos pela escolha do Litoral Plaza Shopping para mais uma unidade do Hard Rock Cafe no Brasil e a segunda no estado de São Paulo. O Litoral Plaza não é somente o maior centro de compras da Baixada Santista, mas está se tornando uma referência de gastronomia e entretenimento no estado de São Paulo. Em muito breve, toda população e visitantes da Baixada Santista poderão usufruir da experiência Hard Rock", destacou Pongor.
Também foi anunciado que a parte de serviços públicos do Litoral Plaza Shopping, que já conta com uma unidade do Poupatempo, terá aumento de cerca de 2 mil metros quadrados, na qual devem se instalar, entre outras repartições, uma unidade do INSS e uma da Receita Federal. Esses órgãos ocuparão o espaço de forma gratuita, o que deve desonerar o poder público municipal, que, atualmente, arca com o aluguel dos espaços desses órgãos em imóveis em Praia Grande.
O shopping ainda deve contar, em um futuro próximo, com uma unidade de um tradicional colégio da região. Já na área de expansão, o destaque fica para um parque de 5 mil metros quadrados, com fonte, quiosques e espaço de estar, que promete ser um convite aos frequentadores do shopping para o relaxamento. A nova área deve ser totalmente voltada ao lazer, entretenimento e gastronomia.
Ainda sem confirmação de marcas, mas que os mais curiosos já começam a deduzir, devem desembarcar no Litoral Plaza uma famosa rede de frutos do mar; outra, de massas e comida italiana, ligada ao grupo Outback e outra de uma rede de churrascarias.
Ao abrir o evento, Martinho Polillo, do Litoral Plaza Shopping, lembrou do papel transformador que o centro de compras tem na economia da Baixada Santista. Ele destacou que o empreendimento é responsável por 3.600 vagas de empregos, que o torna o maior empregador de Praia Grande, atrás apenas do Poder Público.
Polillo lembrou ainda que o Litoral Plaza já possui marcas exclusivas na Baixada Santista, como as lojas Havan, Nike e Decathlon, e que também conta com Parcerias Público-Privadas (PPPs), como o Poupatempo, que realiza uma média de 2.500 atendimentos diariamente, e também da presença do 45º Batalhão de Polícia Militar, bem em frente ao shopping, o que proporciona mais segurança para a área.
Mônica Vianna, da Abrasce, trouxe números do setor no Brasil. Atualmente, o país conta com 639 shoppings. Somente em 2024, serão inaugurados mais 10. Em 2023, o setor faturou R$ 194,7 bilhões e recebeu 462 milhões de visitas mensais. Mônica destacou ainda a tendência dos shoppings de se tornarem Life Centers, com um foco maior em lazer e entretenimento, como no Litoral Plaza Shopping.
Encerrando a segunda edição do Inove, o economista Ricardo Amorim falou sobre o atual momento da economia brasileira, que vive a expectativa do anúncio, nos próximos dias, por parte do governo federal, de um pacote de corte de gastos, o que, dependendo do que for anunciado, deve impactar positivamente, ou negativamente, a economia como um todo. O economista se mostrou otimista quanto ao anúncio.
Amorim destacou que o aumento do agronegócio tem impactado de maneira positiva a economia da Baixada Santista, já que grande parte da produção do interior do país escoa pelo Porto de Santos. Outro fator que tem contribuído para uma boa perspectiva da economia da região, segundo o economista, é a mudança de hábitos pós-pandemia, que possibilitou que muitas pessoas adotassem o modelo de trabalho a distância. Devido a isso, houve um aumento na procura por cidades com mais qualidade de vida, a exemplo da Baixada Santista.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.