Saiba quando e onde procurar os serviços de saúde do município; equipes do Samu também estarão com o efetivo reforçado, para qualquer eventualidade
A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande divulgou um esquema especial de atendimento, na área de saúde, durante o fim de ano e a temporada de verão. Para atender ao maior fluxo de pessoas na cidade nesse período, os serviços de urgência e emergência e atenção hospitalar estarão com equipes completas e reforçadas.
Para acolher os casos mais graves e urgentes, que exigem atendimento médico imediato, o município dispõe de três pronto-atendimentos 24 horas: Pronto-Socorro Central (avenida Presidente Kennedy, 1.491), no bairro Guilhermina, e as UPAs Samambaia (avenida Diamantino Cruz Pereira Mourão, s/nº) e Quietude (avenida Ministro Marcos Freire, s/nº). O hospital municipal Irmã Dulce, no bairro Boqueirão, também atenderá em sua plenitude os casos de maior complexidade recebidos pela rede.
Outra novidade é o dispensário de medicamentos da UPA Quietude. Para atender a maior demanda de medicamentos no período, o local teve seu horário estendido desde sábado (21), passando a atender, diariamente, das 8h às 22h. As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estarão com o efetivo reforçado para qualquer eventualidade. O serviço contará com o acréscimo de uma ambulância da reserva técnica do município na base descentralizada do Boqueirão, região de maior demanda durante o período.
Praia Grande possui quatro bases descentralizadas, localizadas nos bairros Boqueirão, Maracanã, Quietude e Samambaia. De acordo com a administração municipal, a disposição das bases operacionais na cidade é um dos motivos apontados para a redução do tempo-resposta das chamadas e, consequentemente, pela maior rapidez nos atendimentos prestados. Em caso de emergência, disque 192.
A enfermeira Fabiana Dourado, subsecretária de Urgência e Emergência e Atenção Hospitalar, disse: “O município conta ainda com a parceria com o Corpo de Bombeiros, responsável pelo atendimento das ocorrências na faixa de areia. Nesses casos, a pessoa deve acionar o telefone 193. Já as ocorrências a partir da orla são atribuição do Samu, então deve ser acionado o número 192. Vale lembrar também que para o atendimento de ocorrências na rodovia Padre Manoel da Nóbrega e na Via Expressa Sul, deve ser chamado o serviço de resgate do Consórcio Novo Litoral, responsável pela concessão das rodovias, pelo 0800 098 8855”.
Para curtir as festas de fim de ano e o verão sem preocupações, é importante seguir alguns cuidados. A primeira e mais importante dica é quanto à hidratação. Com o calor mais intenso, é comum as pessoas se desidratarem. Por isso, beber água é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo e evitar problemas.
A enfermeira Bruna Renó, subsecretária de Atenção à Saúde, explica: “Nessa época do ano, é importante se atentar com relação à desidratação, em especial em crianças e idosos. Além disso, tomar cuidado com afogamentos, que costumam ser mais frequentes nesse período em que todos estão mais relaxados. Outro alerta fica para a Geca, sigla para gastroenterocolite aguda, muito comum no verão. Essa doença é causada principalmente por vírus, bactérias e intoxicações alimentares, então, é fundamental tomar cuidado com as comidas e bebidas ingeridas, especialmente na praia”.
É indicado que o munícipe ou o turista de praia Grande procure as UPAs ou o PS Central em casos como: febre alta; fraturas e cortes com sangramento; infarto; derrame; queda com torção e dor intensa ou suspeita de fratura; cólicas renais; falta de ar intensa; crises convulsivas; dores fortes no peito; queimaduras; choques elétricos; vômito constante. Para situações que necessitam de diagnóstico e tratamento, o munícipe deve procurar a Unidade de Saúde da Família (Usafa).
Segundo o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, “em casos de acompanhamento de saúde mais prolongado, a pessoa deve ir à Usafa onde ela é cadastrada. É nessa unidade que ela vai ser acompanhada por uma equipe multiprofissional, com especialistas em saúde da família que farão um atendimento integral do paciente ao longo da vida. A UPA e o PS Central devem ser procurados apenas em casos urgentes”.
As Usafas retornam às atividades normalmente na quinta-feira (26) e sexta-feira (27). Depois, as unidades voltam ao atendimento no dia 2 de janeiro. E em virtude do período de festas, o horário estendido (17h às 19h) realizado pelas Usafas Forte, Guilhermina, Mirim I, Samambaia e Vila Sônia está suspenso.
A vacinação contra a dengue, covid-19, gripe e outras doenças durante os feriados prolongados de Natal e Ano Novo ocorrerá no Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas – rua Thomé de Souza, 1.313, bairro Aviação). O Cemas até terça-feira (24), das 9h às 15h. Já na quarta-feira (25), o polo permanecerá fechado. O local volta a funcionar para vacinar a população entre os dias 28 e 31, também das 9h às 15h, permanecendo fechado somente no dia 1º de janeiro.
A Central de Atendimento Acolhe PG funcionará da seguinte forma no feriado de Natal: segunda-feira (23), das 8h às 17h; na terça-feira (24), das 8h às 12h; na quarta-feira (25) estará fechado. No feriado do Ano Novo, a central funcionará de sábado (28) a segunda-feira (30), das 8h às 17h; na terça-feira (31), das 8h às 12h; na quarta-feira (1º) estará fechado. Os números para atendimento são: 162 e 3496 5174 (whatsapp).
O Acolhe PG é uma central telefônica criada no início de 2020 para atender e monitorar remotamente os pacientes com covid-19, além de prestar informações à população. Hoje, a Central faz diversos serviços na área da saúde, como acompanhamento de gestantes de risco, atendimento de pacientes que necessitam de transporte para tratamento de saúde, agendamentos e informação sobre consultas e exames, pesquisa de satisfação do serviço de saúde, entre outros.