Em 2022, pela primeira vez desde a realização do Censo, Praia Grande passou a ter mais domicílios ocupados de forma permanente do que de uso ocasional
A cidade de Praia Grande, no litoral de São Paulo, é a cidade que mais cresceu nos últimos anos, em toda a região da Baixada Santista, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento populacional registrado entre 2022 e 2024 foi de 4,47%.
De acordo com o levantamento, que considera a contagem de pessoas até 1º de julho de 2024, as nove cidades da região tiveram aumento no número de habitantes, totalizando 1.862.976 moradores. Em 2022, Praia Grande contava com 349.935 habitantes e passou para 365.577, em 2024, o que representa acréscimo de 15.642 moradores.
Segundo a prefeitura, entre os fatores que levam a esse crescimento, estão a qualidade da infraestrutura municipal e a oferta de serviços em diversas áreas, como educação e saúde, além das belezas naturais e do aquecimento do mercado imobiliário, fazendo com que cada vez mais novos moradores cheguem à cidade.
Outro dado apontado pelo IBGE é que, em 2022, pela primeira vez desde a realização do Censo, Praia Grande passou a ter mais domicílios ocupados de forma permanente do que de uso ocasional. Para a administração municipal, tal fato elimina a caracterização do município, até então, como cidade de veraneio.
Para a secretária de Planejamento da cidade, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, os dados do IBGE mostram o que já vinha sendo verificado nos últimos anos, que é o significativo crescimento de Praia Grande. “É um crescimento ordenado, planejado e preocupado com a qualidade de vida das pessoas que estão escolhendo a cidade para viver”.