POPULAÇÃO NO ESCURO

Praia Grande, Itanhaém e Mongaguá não informaram população nem se vão respeitar fase vermelha

A menos de 48 horas do início da fase vermelha, Praia Grande, Itanhaém e Mongaguá ainda não confirmaram nem adesão às restrições; enquanto isso, Santos, São Vicente, Cubatão, Peruíbe e Bertioga confirmam adesão e mantém população informada sobre próximos passos; Guarujá apenas informou que irá aderir

Da redação
Publicado em 04/03/2021, às 17h36 - Atualizado em 05/03/2021, às 12h39

FacebookTwitterWhatsApp
Todas as cidades do estado entram na fase vermelha com toque de restrição após as 20h a partir deste sábado (06) Fase Vermelha - Foto: Reprodução - Governo Estadual
Todas as cidades do estado entram na fase vermelha com toque de restrição após as 20h a partir deste sábado (06) Fase Vermelha - Foto: Reprodução - Governo Estadual

A menos de 48 horas do período de restrições mais severas da Baixada Santista, três das nove cidades da região ainda titubeiam sobre a adesão à fase vermelha. Enquanto Santos, São Vicente, Cubatão, Peruíbe e Bertioga divulgam constantemente quais os próximos passos e o que está sendo decidido em relação às restrições, Praia Grande, Itanhaém e Mongaguá ainda não informaram suas populações nem se vão aderir à fase vermelha do Plano SP.

O novo rebaixamento foi anunciado pelo governador João Doria (PSDB) nesta quarta-feira (03), em coletiva no Palácio dos Bandeirantes. “O Brasil está à beira de um colapso [e] exige medidas urgentes e coletivas”, alertou o governador, enfatizando a necessidade de apoio da população para conter uma disseminação sem precedentes do coronavírus.

Areias de Praia Grande Metade das prefeituras não confirmam adesão à fase vermelha - março 2021 (Foto: Reprodução Blastingnews)

Entre a maioria dos gestores públicos, é consenso que a atual crise de espalhamento do vírus, sem precedentes, não será contida sem restrições mais duras que devem incluir a população.

Nesta direção, horas depois do anúncio do governo estadual, Santos, Bertioga, Cubatão, Peruíbe e São Vicente informaram que seguirão categoricamente as determinações da fase vermelha e fizeram apelos aos moradores para que colaborem.

Santos tomou a dianteira e, na manhã desta quinta-feira (04), menos de 24 após o anunciou do governo do estado, já havia definido as regras de circulação para banhistas e comerciantes nas praias da cidade. “As praias terão restrições a partir da zero hora de sábado (6). Não será permitida a presença de ambulantes, e está proibida a instalação de cadeiras e guarda-sóis, bem como a prática de esportes coletivos. Continuam permitidos esportes e atividades individuais como corridas e caminhadas ”, informou a prefeitura em comunicado.

Todas as cidades do estado entram na fase vermelha com toque de restrição após as 20h a partir deste sábado (06) Fase Vermelha (Foto: Reprodução - Governo Estadual)

Bertioga e Peruíbe ainda não definiram as normas das praias, porém já anunciaram a adesão à fase vermelha e prometeram disciplinar as faixas de areia em breve, após deliberações das gestões municipais. Cubatão, que não tem praias, também já anunciou adesão às restrições para que os municípes possam se planejar.

São Vicente, também com a promessa de definir nas próximas horas as normas das praias, fez um apelo aos moradores e eventuais visitantes para que coloborem,  "a Administração Municipal conta com a colaboração e o bom senso de todos, pedindo que as pessoas evitem aglomerações, respeitem o distanciamento social e usem máscara", comunicou a prefeitura.

Já as gestões municipais de Praia Grande, Itanhaém e Mongaguá, permanecem em silêncio e além de não definirem uma data em que vão divulgar como ficam as praias em seus territórios, não informaram os moradores e turistas nem se vão seguir a fase vermelha.

A prefeitura de Guarujá anunciou no final da tarde desta quinta-feira (04) que irá seguir a fase vermelha. 

Resumo das informações prestadas pelas prefeituras

Cidades da Baixada na fase vermelha com toque de restrição

Santos – vai seguir fase vermelha seguir e já definiu normas de permanência praias

São Vicente – vai seguir

Cubatão – vai seguir e não tem praias

Peruíbe – vai seguir

Bertioga – vai seguir

Itanhaém – não informou se vai seguir

Praia Grande – não informou se vai seguir

Guarujá – Vai seguir

Mongaguá – não informou se vai seguir

Atualização 05/02 - 12h37 : Guarujá e Itanhaém também  confirmaram adesão à fase vermelha, definindo regras de frequência às praias, detalhes de funcionamento do comércio e locais em que serão instaladas barreiras sanitárias. 

Saiba mais

A menos de 12h da fase vermelha, Praia Grande anuncia que “está estudando”; Mongaguá silencia 

Notícias relacionadas

Prefeituras do litoral de SP começam a definir restrições de acesso às praias

Santos (SP): Praias terão restrições a partir de sábado (06)

Fase vermelha: Veja como ficam as restrições nas praias de São Vicente

Últimos dois dias foram os mais letais desde o início da pandemia de covid no Brasil

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!