E-mail que está sendo encaminhado aos comerciantes possui uma notificação falsa, que aponta supostas irregularidades no alvará de funcionamento
A prefeitura de Praia Grande divulgou alerta sobre golpe em falsos e-mails que estão sendo encaminhados aos comerciantes da cidade. A mensagem enviada possui notificação falsa, que aponta supostas irregularidades no alvará de funcionamento dos estabelecimentos. A mensagem fixa prazo para regularização, indicando um link com um número de requerimento, com a afirmação de que a não regularização “poderá resultar em sanções, incluindo multas e o fechamento temporário da empresa”. A prefeitura esclarece que nenhuma destas informações é real.
Além disso, foi identificado que os e-mails encaminhados também têm uma “máscara”, para que o contribuinte, ao ver o domínio “praiagrade.sp.gov.br”, acredite ser um e-mail encaminhado pela prefeitura, o que não é verdade.
A administração municipal enfatiza que não entra em contato por e-mail com estabelecimentos comerciais, para informar sobre supostas irregularidades relacionadas à alvará de funcionamento, nem solicitando qualquer tipo de pagamento. Boletos só são enviados quando solicitados pelo contribuinte. Além disso, todas as informações são divulgadas por meio dos canais oficiais da prefeitura.
Desta forma, a Secretaria de Finanças de Praia Grande (Sefin) alerta o comércio local a ignorar mensagem que estaria sendo enviada ao público pelo endereço [email protected] ou qualquer outro e-mail (até mesmo o [email protected]) a respeito deste tema.
O secretário de Finanças, Cristiano de Mola, explicou que tomou conhecimento da tentativa de golpe por meio de comerciantes que consultaram a prefeitura. “Não é possível avaliar quantos e-mails foram encaminhados. Reforço que a prefeitura não está enviando e-mails com este teor e orientamos que as possíveis vítimas procurem a Delegacia de Polícia para tentar ressarcimento de eventual prejuízo”.
A prefeitura só envia boletos quando solicitado pelo contribuinte pelo WhatsApp (13) 3496 2000 e não entra em contato para fazer cobranças por mensagem. Assim, para evitar golpes, a Sefin orienta: