AVISO AOS BARULHENTOS

Placa censurando som alto na praia viraliza na web; descubra onde ela fica

“Não traga seu som para a praia. Pra que música melhor que o barulho do mar?”, questiona aviso que bombou nas redes sociais

Redação
Publicado em 13/12/2023, às 15h54

FacebookTwitterWhatsApp
Maioria dos internautas aprovam aviso - Imagem: Reprodução
Maioria dos internautas aprovam aviso - Imagem: Reprodução

Uma placa com um aviso aos banhistas mais barulhentos viralizou com centenas de milhares de interações nas redes sociais nesta semana. “Não traga seu som para a praia. Curta sua música preferida em outro lugar. Pra que música melhor que o barulho do mar?”, diz a advertência, fotografada em uma praia ensolarada.

Somente em uma página, a publicação soma mais 65 mil interações. Em outra, uma página do litoral de SP, ela acumula mais de mais de 3 mil interações, a maioria delas de aprovação ao aviso. Mas afinal, onde fica a placa?

A reportagem do Portal Costa Norte apurou nesta quarta-feira (13) que a placa não é nova e fica nas areias de Santa Catarina, no sul do Brasil. O local exato, no entanto, é difícil de determinar.

Em contato com estabelecimentos e hospedagens da região, a reportagem descobriu que a placa foi afixada no Balneário da Ponta do Papagaio, no município de Palhoça, na região metropolitana de Florianópolis. Funcionários de uma pousada na região disseram que uma associação de moradores do balneário afixou o aviso, após transtornos com o barulho. “Não é de agora não”, disse um deles.

A reportagem tentou contato com a associação de moradores, mas não obteve retorno. 

E quanto ao som alto no litoral de SP

No litoral paulista, ao lado de comércio ilegal e churrasco nas areias, o som alto na praia também é um velho problema. Há pouco menos de um ano, a prefeitura de Caraguatatuba, no litoral norte, registrou mais de 100 ocorrências, a maioria envolvendo som alto, em poucos dias.

Em geral, o som alto nas praias paulistas é proibido. O critério é praticamente o mesmo em quase todas as cidades: o uso de aparelhos sonoros não é permitido caso a intensidade do som cause a perturbação do sossego. Este é o caso por exemplo de Santos, Guarujá, Bertioga, Ubatuba e Caraguatatuba, segundo apuração junto às prefeituras no carnaval deste ano.

Praia Grande só permite som alto nas praias em eventos previamente autorizados pela prefeitura. Banhistas que infringem a regra costumam ter os aparelhos apreendidos em todas as cidades consultadas pelo Portal Costa Norte.

Sua opinião:

Você concorda com a mensagem da placa?

  • Sim
  • Não

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!