Areia das praias, da mesma forma que a água do mar, registra maior concentração de microrganismos e poluição fecal durante a alta temporada
Esther Zancan
Publicado em 14/01/2025, às 15h27
Muito se tem falado, neste começo de ano, das condições de balneabilidade das praias no litoral do estado de São Paulo. O boletim mais recente da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), divulgado no dia 9 de janeiro, aponta que 51 praias paulistas estão com bandeira vermelha, ou seja, impróprias para o banho. Mas a Cetesb também avalia a qualidade da areia de algumas praias.
De forma complementar à avaliação da balneabilidade, desde 2009, a Cetesb avalia a qualidade sanitária das areias de um grupo de praias do estado de São Paulo, anualmente, durante o verão. São pesquisados indicadores de poluição fecal e de outros microrganismos.
Diferentemente do que se pode pensar, esses estudos apontaram que a areia seca é mais contaminada que a areia úmida. A areia, da mesma forma que a água do mar, registra maior concentração de microrganismos durante a alta temporada. Com o fim deste período e a diminuição dos turistas, esses níveis caem.
Em 2023, por exemplo, 19 praias foram monitoradas, entre o litoral norte e a Baixada Santista. Praias como a da Enseada, em Guarujá; Grande, em Ubatuba; Boqueirão, em Santos; Vila Mirim, em Praia Grande e praia do Sonho, em Itanhaém, em algumas campanhas, registraram altos índices de coliformes termotolerantes, que são os coliformes fecais.
Mas, a companhia informa que não realiza monitoramento regular, para a classificação das areias das praias, pois não existe padrão legal no Brasil, nem na maioria dos países. Além disso, questões metodológicas e de representatividade amostral ainda são discutidas em âmbito internacional.
A Cetesb explica, ainda, que o lançamento de esgotos in natura nos cursos de água chega às praias e contamina, além do mar, as areias das praias. Essa situação explica o fato de as praias, em melhores condições de balneabilidade, localizarem-se, principalmente, afastadas dos centros urbanos. Geralmente, quanto menor a ocupação urbana no local, melhores as condições de balneabilidade da praia.
Portanto, é sempre bom ficar de olho nas condições das praias antes de decidir em qual ir. É possível fazer isso observando as bandeiras da Cetesb na orla, no próprio site da companhia e aqui no Portal Costa Norte, que divulga a situação da balneabilidade das praias do litoral de São Paulo semanalmente, durante o verão.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.