Festa em homenagem à padroeira Imaculada Conceição conta com programação religiosa, bingo, leilão e venda de doces, salgados e bebidas
Thomas Henry
Publicado em 04/12/2024, às 14h58 - Atualizado às 15h30
Moradores da Prainha Branca, localizada próximo aos limites entre Guarujá e Bertioga, celebram no sábado (7), mais uma edição da tradicional festa em comemoração à padroeira do local, Imaculada Conceição, que ocorre desde a década de 1960. A programação começa às 18h, na capela Imaculada Conceição, localizada em frente ao mar, ao lado do restaurante Nativos; depois, haverá procissão, hasteamento de bandeira e missa.
++Leia também:Comunidade católica no Guarujá preserva tradição religiosa há 70 anos
Além da programação religiosa, o evento contará com atrações como bingo, leilão e venda de doces, salgados e bebidas. De acordo com a divulgação do evento, a procissão começa às 18h, hasteamento às 18h30 e santa missa às 19h. A celebração é coordenada por festeiros encarregados de organizar as atividades em conjunto com a comunidade.
Para chegar à capela, é necessário subir a trilha que acessa a Prainha Branca, com entrada localizada no final da estrada Guarujá-Bertioga, ao lado da travessia de balsa. Outra opção é o acesso por barco, serviço prestado por barqueiros, com saída em Bertioga, ao lado do píer Licurgo Manzzoni, ao custo de R$ 30,00 por pessoa.
A tradicional celebração à Imaculada Conceição começou por volta de 1950, antes mesmo da construção da capela; a partir de então, seleciona-se, anualmente, 12 festeiros, que cuidam durante todo o ano do processo da celebração. Na fase inicial, as orações ocorriam na casa de Narciso Lemos, precursor do catolicismo na Prainha Branca, que chegou à comunidade por volta de 1910.
Thomas Henry
Estudante de jornalismo na Unisantos. Integra a equipe de mídias sociais do portal Costa Norte.