Sino desembarcou no Porto de Santos no sábado (17) e depois seguirá para santuário em Goiás; missa será em frente da Catedral de Santos
O maior sino do mundo, que desembarcou na Brasil Terminal Portuários, no Porto de Santos, no sábado (17), será o destaque de uma missa campal promovida pela Diocese de Santos, no próximo sábado (24), em frente à Catedral de Santos. A celebração ocorre a partir das 17h30 e será presidida por Dom Tarcísio Scaramussa. Fabricado na cidade de Cracóvia, na Polônia, o Vox Patris — que significa “Voz do Pai”, em latim, tem como destino final o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, na cidade de Trindade, em Goiás.
O Vox Patris é uma obra de engenharia. Com impressionantes 55 toneladas, 4 metros de altura e 4,5 metros de diâmetro, o sino é feito de uma liga especial de bronze composta por 78% de cobre e 22% de estanho. Seu som atinge 120 decibéis e pode ser ouvido a mais de 10 quilômetros de distância .
Além de suas dimensões extraordinárias, o sino gigante é ricamente ornamentado com relevos que narram a história da devoção ao Divino Pai Eterno, desde o achado do medalhão com a Santíssima Trindade, por um casal de lavradores em 1840, até os dias atuais. As ilustrações incluem também elementos da flora e fauna brasileiras, como flores de pequi e folhas de ipê, representando a identidade da fé do cerrado.
Após a missa campal em Santos, o Vox Patris seguirá em peregrinação por diversas cidades brasileiras, incluindo Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Brasília, até chegar ao Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, onde será instalado no campanário da nova basílica, com inauguração prevista para 2026 .
De acordo com a Diocese de Santos, a missa representa uma oportunidade única para os fiéis de toda a Baixada Santista vivenciarem um momento histórico de fé e comunhão, pois a presença do Vox Patris é um símbolo da universalidade da Igreja e da união dos povos em torno da espiritualidade cristã. A Catedral de Santos fica na praça José Bonifácio, s/n - Centro.