TEMPO NO LITORAL

Mais chuvas? Confira previsão do tempo para a semana no litoral de SP

Após inúmeros transtornos devido às fortes chuvas, meteorologistas do Climatempo afirmam que tempestades devem dar trégua na Baixada Santista e Litoral Norte

Da redação
Publicado em 31/01/2022, às 09h37 - Atualizado às 10h47

FacebookTwitterWhatsApp
Confira previsão do tempo para semana no litoral de SP Chuva no litoral de São Paulo - Reprodução
Confira previsão do tempo para semana no litoral de SP Chuva no litoral de São Paulo - Reprodução

Assim como o Portal Costa Norte adiantou, o litoral de São Paulo teve uma drástica mudança de tempo, no último fim de semana. A chuvarada que caiu sobre a região ocorreu devido a uma frente fria e resultou em enchentes, queda de arvores e deslizamentos. O fenômeno chegou após o litoral paulista bater recorde de calor, com temperaturas de 37°C e sensação térmica de 40°C.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApphttp://bit.ly/CNlitoralconectado2

E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Na Baixada Santista e Litoral Norte, o volume total de chuva acumulado entre a noite do dia 26 e a noite de 30 de janeiro de 2022 foi quase o volume médio mensal histórico. Isto significa dizer que, em quatro dias, choveu quase todo o volume de água normal para todo o mês de janeiro.

Baixada Santista

As cidades de Santos, Praia Grande, São Vicente, Guarujá e Bertioga, na Baixada Santista registraram fortes chuvas em dias e períodos distintos nas últimas 72 horas.

As cinco cidades citadas marcaram até 121 milímetros de índice pluviométrico, sendo o resultado do somatório da quantidade da precipitação de água durante o período.

Guarujá registrou o maior índice dos municípios citados, com 121.5 mm. Na sequência vem São Vicente, com 97.6 mm, Bertioga, com 86.31 mm, e, por último, Praia Grande, com 48 mm.

A cidade de Cubatão, por sua vez, anunciou o total de 109 mm (sendo 46.6 mm no Centro e 62.4 mm na Serra) em apenas 24h.

Litoral Norte

Já no Litoral Norte as chuvas o acumulado de chuva chegou a 250 milímetros de sexta-feira (28) a domingo (30). Este volume representou quase que a totalidade esperada para todo o mês de janeiro, de 297,9 mm.

Previsão para os proximos dias

De acordo com meteorologistas do Climatempo, ainda há previsão de muitas áreas de instabilidade sobre São Paulo na segunda-feira, 31 de janeiro e todo o estado está sujeito a chuva volumosa, que poderá causar mais transtornos.

As áreas de chuva tendem a enfraquecer no decorrer desta terça-feira, 1 de fevereiro, mas o risco de deslizamentos permanece elevado, nas áreas de riscos mesmo com a diminuição da chuva, porque o solo está encharcado.

ZCAS

A mudança no tempo começou na quinta-feira, 26 de janeiro, com a aproximação de uma frente fria e que, no fim de semana, se associou à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e ocasionou os temporais.

Média histórica de precipitação para janeiro em SP

A tabela mostra alguns volumes de precipitação sobre o estado de São Paulo acumulados no período entre 20 horas do dia 26 a 20 horas de 30 de janeiro de 2022, de acordo com a medição do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais.

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Nortehttps://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!