VÍDEO

“Alagou minha casa toda”: Guarujá tem chuva recorde, aguaceiro se alastra e moradores se desesperam

Nas últimas 24 horas, cidade registrou 86 mm de chuva, mais de um terço da média histórica para todo mês de janeiro. Moradores compartilharam imagens de suas casas e ruas alagadas nas redes sociais

Thiago S. Paulo
Publicado em 28/01/2022, às 11h37 - Atualizado às 15h25

FacebookTwitterWhatsApp
Ruas e residências de Guarujá alagados, na noite de ontem “Alagou minha casa toda”: Guarujá tem chuva recorde, águaceiro se alastra e moradores se desesperam Montagem com três fotos de bairros e ruas de guarujá alagados - Imagem: Reprodução / Redes Sociais
Ruas e residências de Guarujá alagados, na noite de ontem “Alagou minha casa toda”: Guarujá tem chuva recorde, águaceiro se alastra e moradores se desesperam Montagem com três fotos de bairros e ruas de guarujá alagados - Imagem: Reprodução / Redes Sociais

As sucessivas chuvas em Guarujá, no litoral de São Paulo, vêm trazendo transtornos e prejuízos aos moradores de diversos bairros da cidade. Temporais na noite desta quinta (27) alagaram ruas fazendo com que a água invadisse quintais e residências.

Segundo moradores, entre os bairros prejudicados estão o Sítio Paecara e Vila Áurea, no Distrito de Vicente de Carvalho, além de Morrinhos e Jardim Progresso.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/CNlitoralconectado2

E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Nas redes sociais regionais, inúmeros moradores compartilharam o aguaceiro em suas ruas e casas (assista abaixo).

“Olha isso, olha minha casa”, afirma desesperada uma moradora da Favela do Caixão, enquanto empurra a água que invade um cômodo da residência. O segundo trecho do vídeo mostra a avenida Guarujá, no Sítio Paecara, tomada pela água.

No terceiro trecho, gravado por uma moradora da Vila Áurea, a água sobe e a esperança desce. “Encheu de água, entrou na minha casa”, afirmou a moradora que fez o registro.

“Alagou minha casa toda”, disse a moradora do bairro Cachoeira, que gravou o quarto trecho em que garrafas boiam levadas pela água no que parece ser um corredor entre duas casas.

No quinto trecho, no Jardim Progresso, a água começa a subir pela calçada enquanto ainda chove.  

Previsões meteorológicas indicam que as chuvas e temporais devem continuar. Segundo o Climatempo, pelos próximos 13 dias, deve haver algum nível de chuva em Guarujá. Somente no dia 11 de fevereiro, as previsões indicam estiagem.  

Segundo a Defesa Civil de Guarujá, a cidade está em estado de atenção em razão da chuva ininterrupta. Até o momento, diz o órgão, o  acumulado de chuvas de janeiro é de 299,3 mm, quase 80mm (+36%) a mais que a média histórica indicada pelo Climatempo, de 219mm. Somente nas últimas 24 horas Guarujá acumulou 86,3mm, disse a Defesa Civil.

Apesar do aguaceiro, há poucos registros de incidentes. Com as chuvas de ontem, uma árvore caiu no Morro do Macaco, mas não houve feridos, disse a prefeitura de Guarujá. A gestão municipal não respondeu se há desabrigados ou quais as providências em médio e longo prazo para minimizar os efeitos dos alagamentos em Guarujá.  

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Nortehttps://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!